Alípio C Neto & Rachele Gigli | improfe.stream

“O ELEMENTO HUMANO” / “L’ELEMENTO UMANO”

A obra de Alípio C Neto & Rachele Gigli é uma narrativa sonora e imagética organizada em três partes, três stanze (stanza 1, 2 e 3). A palavra stanza tem duplo significado em italiano — uma forma poética e também “quarto” ou “sala”. A obra trata da formação e emancipação da consciência do elemento humano e de sua fusão com a Natureza.

"l'elemento umano si allunga e si accorcia"
N.O.F. 4
“o elemento humano se estica e se retrai”

Tudo começa com a experiência de Fernando Nannetti, paciente do antigo Hospital Psiquiátrico de Volterra, que assinava seus grafites como “N.O.F. 4” e se definia como um médium de uma consciência superior da qual ouvia vozes e transcrevia mensagens para a humanidade. A escrita e os sinais são estrada, jornada e ferramenta de acesso ao conhecimento do Universo — e também meio de comunicação. O Universo é representado pelo triângulo, o quadrado e o círculo.

Como na célebre pintura zen de Sengai Gibon (1750–1837), o triângulo representa o homem, o corpo humano, o aspecto físico, mental e espiritual. O quadrado reflete os quatro elementos: terra, água, ar e fogo. O círculo encarna o infinito e o vazio de onde todas as coisas ganham forma. O Elemento Humano é inspirado nas formas simbólicas representadas nos grafites de Nannetti.

O filme foi rodado no antigo Hospital Psiquiátrico de Volterra, em Poggio Santa Cecilia (Rapolano Terme) e no Parque Geotérmico das Biancane (Monterotondo Marittimo).

www.alipiocneto.com
rachelegigli.com

Anterior
Anterior

Ken Vandermark | improfe.stream

Próximo
Próximo

A encruzilhada da música experimental: o Improfest e seus formatos híbridos