Histórico

Improfest - Festival Internacional de Improvisação e Arte Sonora.

Link: Cobertura de Imprensa

O Improfest, tem experimentado, como numa longa jornada improvisatória formatos e meios de difusão da improvisação livre ou música improvisada. 

Sua primeira edição, em formato de encontro, com direito a mesas, projeções de filmes e sessões comentadas, além de um espectro bem variado de trabalhos ligados à improvisação, foi realizada dentro de uma universidade; sua segunda edição, uma maratona de quase 6 horas de duração e que, numa articulação entre músicos, contou com a participação mais que especial de Rob Mazurek, Hans Koch e Bernad Gal, somando-se a um time de brasileirxs.

A terceira edição radicalizou na experimentação do meio, pois aconteceu no Second Life, com direito a avatares improvisadores, uma experiência única. De lá pra cá, na forma de uma comunidade na rede social, ganhou uma dinâmica de compartilhamento de vídeos, instantes, criações, divulgações, encontros e trocas em torno da música do instante, improvisada, exploratória, ao mesmo tempo assume também uma outra vertente dentro de um leque de interesses, a arte sonora.

​Em 2017, a parceria do a Red Bull Station São Paulo abriu a possibilidade de um retorno ao formato de festival, numerado como uma quarta edição e, dessa vez, com a participação de um dos mais incríveis improvisadores e criadores dessa primeira década do século XXI, o japonês Otomo Yoshihide.

Otomo entende que músicos diferentes fazem música diferente e investe na possibilidade do encontro com outros músicos. Nesse sentido, o Improfest, na sua quarta edição, com a possibilidade de encontro com o músico japonês, juntou ao músico japonês um trio brasileiro, encabeçado pelo veterano Antonio Panda Giafratti, Marco Scarassatti e Paulo Hartmann. Como resultado desse encontro houveram dois destaques: A gravação do CD " Psychogeography, an Improvisational Derive" lançado pela gravadora Polonesa Not Two e o sincronismo para o documentário "Democracia em Vertigem" da cineasta Petra Costa, indicado ao Oscar 2020 como melhor documentário.

​Ainda nesta quarta edição, através de uma convocatória aberta a músicos improvisadores e VJs, retoma-se um pouco do espírito da maratona improvisada, dessa vez num diálogo entre luz e som. E mais uma vez, uma oportunidade de encontro com Otomo Yoshihide, numa celebração à sua vinda.

​Em 2018, as atividades do Improfest 5 são abertas com a chamada de áudios do projeto DarVoz - uma iniciativa dos pesquisadores Gilson Schwartz e David Bovill. Por meio de uma parceria entre o Grupo de Pesquisa Cidade do Conhecimento, a instituição londrina Newspeak House e a Rádio USP, o projeto em áudio Dar Voz celebrou o Dia Mundial do Rádio, comemorado no dia 13 de fevereiro com alguns dos participantes tendo a difusão de seus trabalhos na Rádio USP.

​Reconfigurando suas atividades o Improfest criou parcerias com espaços alternativos da cidade de São Paulo como Estúdio Mawaca e LopLop Livros.

​Fechando as atividades da quinta edição do Festival, em parceria com os Planetários de São Paulo, realizamos o Improfest Solstício com concertos nos dias 21, 22, 23 e 30 de Dezembro nos planetários do Ibirapuera e Carmo.

​Em 2019, o Improfest 6, em parceria com a Casa das Rosas e com o curador convidado Lucio Agra inicia suas atividades com o Improfest Encruzilhada, conectando poesia/spoken word e improvisação livre.
Na LopLop livros as atividades continuam com uma série de concertos.

​No mesmo ano o Improfest realiza uma parceria com o espaço independente "Hacienda- Arte e Tecnologia" para realização da celebração do Strange Music Day, com o curador convidado Loop B. Em outubro do mesmo ano, com o curador convidado Danilo Tomic realiza o concerto Improfest na Casa Passarinho.

​Inaugurando o processo de expansão internacional do Improfest na comemoração de 12 anos de existência inicia a parceria com o Paço das Artes em Outubro, dia 13 com a conexão Tóquio - São Paulo em concerto telemático entre o Auditório MIS e o Bar Isshee.

Em 2020, durante a pandemia o Improfest 7 em parceria com o Paço das Artes e a artista Regina Silveira, com o programa Sonora Paço convida Improfest programa que contou com a particiapação dos artistas norte americanos Ken Butler e Elliot Sharp, Teo Ponciano e Paulo Hartmann que interagiram com intervenções visuais da obra Cascata, da artista Regina Silveira. Alem desse programa com o Paço das Artes tivemos a primeira série do série “Improfe.Stream“ que deu nome também ao canal de YouTube do Festival contando com os seguintes artistas: Sylvia Hallett e Jörg Piringer.

Já em 2021 o Improfest 8 teve várias atividades; a segunda série “Improfe.Stream“ com a participação dos artistas Coletivo Novos Cachoeiranos, Marina Cyrino & Matthias Koole, Vanderlei Lucentini, Phil Durrant, Paulo Chagas, Orchestra Descarrego, Éric Normand's Diode, Thiago Salas, Keiko Yamamoto, Klaus Janek & Milena Kipfmüller, Vasco Trilla, Federico Balducci, Geoff Smith, Yifeat Ziv, Christian Blandhoel, ZADL, Susan Alcron e Jean-Michel Van Schouwburg,
O Improfest LAB (Lei Aldir Blanc) que contou com mais de 40 artistas diretamente beneficiados por esse recurso emergencial.
A terceira série do “Improfe.Stream“ com Flávia Goa, Mike Cooper, Marcello Magliocchi e Marcio Mattos.
O festival bi-nacional Sao Paulo-Moscow | improfest+noumen art
A quarta série do “Improfe.Stream“ nessa edição com: Alípio C Neto & Rachele Gigli e Ken Vandermark.
O multifestival 777 - ALEA, AVXLAB & IMPROFEST
A quinta série do “Improfe.Stream“ nessa edição com: Hali Palombo, Angelo Esmanhotto + Esmanhotto & Zintaer, Yama Yuki & Cauê Ueda, José Lencastre, Julien Ottavi, Paulo Beto, Zbigniew Chojnacki, Guilherme Werneck, May HD + Junix 11, José Manuel Berenguer, Yuri Landman e Adam Hulbert

2022, Improfest 9:
A sexta série do “Improfe.Stream“ nessa edição com: Francesca Naibo, Bill Thompson, John King, Mata Bio: Scarassatti & Tragtenberg e Gloria Damijan.
A estreia da série Impro(sa) programa especial de entrevistas sobre as praticas da improvisação livre, arte sonora e música experimental, conduzidas por Marco Scarassatti, seguidas de série de concertos dos participantes.
A sétima série do “Improfe.Stream“ com a participação de: Fernando Kozu, Barsa and Briggy, Felipe Merker Castellani e Rosa Couto, Olhares do Som (Tuzé de Abreu, Greice Carvalho, Heitor Dantas, Giulia Chaves e Mateus Dantas) e Roberto Michelino.
O multifestival PerformAR Circuitos, uma continuação da iniciativa 777.
A oitava série do “Improfe.Stream“ dessa vez com: ZTB Trio, Shock Lines, Jacek Chmiel & Lara Süß, André Gurgel e Anna Novais e Jeff Gburek & George Christian.

2023, Improfest 10:
Continuidade do multifestival PerformAR Circuitos.
PerformAR Circuitos é um festival de arte contemporânea idealizado por um coletivo de curadores com o objetivo de fomentar manifestações artísticas em torno da performance, instalação, música experimental, arte sonora, vídeo e arte digital. Em sua terceira edição, com a curadoria de Dani Dini (Casa Curto Circuito), Priscila Arantes, Dudu Tsuda, Marcus Bastos e Paulo Hartmann.

2024, Improfest 11:

Gravação Orchestra Descarrego no estúdio Dense Music.
Chamada Aberta.

© 2007-2024, Improfest.