FOR MANAUS | improfe.stream
28/01/2021
For Manaus
Alemanha
Recebemos o convite para compor uma peça para o Improfest 2021. Em nosso trabalho, buscamos sempre uma conexão com as situações e o contexto político em que vivemos, e nos pareceu presunçoso ignorar a situação atual que o Brasil atravessa. Na semana passada, em meados de janeiro, a cidade de Manaus enfrentou um dos momentos mais difíceis de sua história. Devido ao número imenso de pacientes hospitalizados com Covid-19, os estoques de oxigênio nos hospitais se esgotaram. Pessoas morreram não apenas em consequência da doença e da má gestão da pandemia, mas também por falta do fornecimento de cilindros de oxigênio.
Dedicamos, portanto, esta peça sonora ao povo de Manaus. A obra utiliza material original de redes sociais, sons de cilindros de oxigênio, contrabaixo e eletrônica.
Composição e performance:
Klaus Janek – contrabaixo e eletrônica
Milena Kipfmüller – amostras de redes sociais e eletrônica
Ambos os artistas fazem parte do coletivo [SNDNG STTNS]
Câmeras: Barbara Dulley, Milena Kipfmüller
O Sounding Situations funciona como um coletivo e desenvolve uma pesquisa artística contínua voltada à criação de “instrumentos performativos”, sob a perspectiva de seus processos filosóficos, conceituais e artísticos. O trabalho busca sempre uma relação profunda com o ambiente, tanto em sua dimensão material e acústica quanto política. Suas colaborações envolvem músicos, coreógrafos, artistas visuais, autores, diretores de teatro e cinema.
O trabalho do [SNDNG STTNS] é uma cuidadosa composição de situações encenadas em espaços urbanos e música ao vivo colocada teatralmente em relação direta com o que pode ser descoberto in loco. Desde 2014, o coletivo explora situações teatrais entre música cênica, encenação e composição, utilizando música ao vivo, instrumentos, gravações, amostras, fala e edição ao vivo. Frequentemente, rádios, transdutores e caixas de som móveis são instalados ou se deslocam com o público por teatros, cidades, caminhadas ou longos percursos que vão de metrópoles até vales de montanha.
Um dos focos do trabalho está no processamento ao vivo de material musical original, gravações de campo e sons da linguagem — elementos que, ao se interconectarem, transformam seu significado original e criam uma rede de sentidos sonoros. Por meio de estratégias composicionais e performativas, a percepção do público é deslocada entre a realidade e um imaginário acústico fictício.
A atuação contínua do coletivo em residências artísticas e projetos comissionados levou o [SNDNG STTNS] a criar diversas situações performativas ousadas e a ministrar palestras e cursos em universidades de diversos países, como Alemanha, Itália, Bélgica, Canadá, Brasil, Israel e Ruanda.