Jeff Gburek & George Christian | improfe.stream
Jeff Gburek: Caminhante, ouvinte, vidente, aprendendo a ler nas entrelinhas dos espectros, Jeff Gburek respira, toca e constrói instrumentos musicais a partir de elementos naturais, cria novos circuitos eletrônicos e organiza novas constelações de dispositivos pré-fabricados (como rádios de ondas curtas, guitarras, mesas de mixagem, gravadores de fita, laptops). Ele desenha, pinta, cozinha curries, monta pedras e penas em cenas teatrais animistas, grava ambientes sonoros, escreve, ensina — tudo isso, mais ou menos, enquanto vive há alguns anos em Poznań, a quarta maior cidade da Polônia.
Por 10 anos, Jeff Gburek forneceu som ao vivo para a companhia de teatro-dança (butoh) Djalma Primordial Science, o que o levou a viajar para o Japão, Indonésia, grande parte da Europa Ocidental, Estados Unidos e México. Ele recebeu bolsas de estudo e residências como artista solo em Darmstadt, no STEIM de Amsterdã, na Dinamarca (Odin Teatret), no Le Bains Collective em Bruxelas e se apresentou em locais como Les Instants Chavirés & Les Voutes (Paris), Ausland, Kule & Exploratorium (Berlim), Museu de Arte Contemporânea de Estrasburgo, Nantes & Alchemia (Cracóvia), MOZG, Plan B (Varsóvia), Lasnia (Gdansk), Museu de Arte Contemporânea de Toruń, e em Bilbao, Espanha, no Museu de Arte Contemporânea.
Jeff Gburek também se apresentou como solista e em grupos ad hoc no Festival Ad Libitum (Varsóvia), FRIV & FRIV MOVE (Poznań), Festival Experyment (Zbąszyń, Polônia). Com o projeto de teatro-dança Djalma Primordial Science, atuou em festivais em Potsdam (Alemanha), Postfurhhamt, Hau Drei, 48 Stunden, Karmanoia Theater (Berlim), Odin Teatret (Hostelbro, Dinamarca), em dois locais de Amsterdã cujos nomes ele não lembra e em Rodez, França, na capela do asilo onde Antonin Artaud viveu durante a Segunda Guerra Mundial.
George Christian: O violonista, cantor e compositor George Christian (nome artístico) manifestou interesse pelas artes desde cedo. Sua carreira se desenvolve entre experimentações improvisativas e o formalismo clássico-acadêmico. Ele já lançou uma vasta discografia de álbuns virtuais, participou de compilações e colaborou como músico convidado para diversos artistas.
Graduou-se em Composição pela UFBA em 2020, tendo também uma Licenciatura em Letras pela mesma universidade em 2007. Foi aluno de composição dos professores Ataualba Meirelles, Paulo Rios Filho, Wellington Gomes, Paulo Costa Lima, Marcos de Silva Sampaio e Pedro Kroger.
George Christian participou do coral dos alunos da UFBA e se apresentou como compositor convidado e artista solo em alguns eventos locais. Em colaborações, ajudou a formar os grupos Ensemble Phuturista e Incógnita Latência. Atualmente, segue desenvolvendo seu trabalho solo e parcerias na música experimental, além de compor peças instrumentais, vocais e trilhas sonoras.
Um vídeo de Jeff Gburek e George Christian
Filmagem e fotografias originais: Jeff Gburek
Edição de vídeo (e algumas filmagens): George Christian
Uma produção GC Sound Artifacts e Akashic Records
Do álbum T H R O W N E X T R E M E S, lançado pela Ulka Pind Records:
https://ulkapindrecords.bandcamp.com/album/thrown-extremes
Masterização de áudio: Sonic Eruption Studio
soniceruptionstudio.com