MEANDERTALE | improfe.stream
Jacek Chmiel: Eletrônica, sintetizador, objetos, cítara.
Lara Süß: Voz, objetos
Jacek Chmiel e Lara Süß formam o coletivo Meandertale. A colaboração entre eles começou em 2019. Ambos são músicos e artistas visuais, buscando diferentes formas artísticas para se expressar. Seu foco principal está na colaboração musical, com um olhar especial para a percepção consciente do silêncio e sua moldura através de sons minimalistas. Trabalham com sensibilidade na fusão de sons, diferenciação, bem como na estruturação do tempo e da atemporalidade. Devido às suas experiências biográficas diversas, a expressão artística que criam ganha vida de maneira única.
Biografias
Lara Süß trabalha com diferentes formas de arte. Estudou música e movimento. É vocalista, cantora clássica e improvisadora livre, além de já ter atuado como atriz. Atualmente, faz parte de diversos grupos, como o coletivo de poesia StimmSpiel, e desenvolve suas próprias peças de teatro musical. Apresentou-se em várias cidades europeias, incluindo Copenhague, Berlim, Hamburgo, Basileia, Viena e Bruxelas.
Jacek Chmiel é um artista sonoro, gravador de campo e improvisador que toca sintetizadores, cítara, eletrônica, tigelas tibetanas e objetos. Seu maior interesse no som está na busca por novas formas de integrar todas as possibilidades de uma configuração eletroacústica em constante mudança, reinventando sua abordagem a cada segundo. Conectado com o tempo, o espaço e as camadas criadas por todos os sons que produz – tanto como fenômeno físico quanto como abstração –, sua musicalidade é intensa, delicada e profundamente expressiva. Formou-se mestre em guitarra jazz, seguido por uma estadia de dois anos no Nepal, onde dirigiu o departamento de guitarra do Conservatório de Jazz de Katmandu. Posteriormente, mudou-se para a Suíça, onde obteve um mestrado em improvisação na Musik Akademie de Basileia, estudando com Andrea Neumann, Alfred Zimmerlin e Fred Frith.