ZADL | improfe.stream
18/02/2021
Azure Carter, Rachel Rosenkrantz, Edward Schneider & Alan Sondheim
Este grupo singular reúne quatro artistas que transitam entre a música improvisada, a canção experimental, o design sonoro e a construção de instrumentos. Com formações e trajetórias distintas, o quarteto propõe uma abordagem sensível e radical da música contemporânea, onde a improvisação livre encontra composições vocais, timbres inusitados e construções artesanais sonoras.
Alan Sondheim, figura central da cena experimental norte-americana desde os anos 1960, lançou dois álbuns pela lendária gravadora ESP-Disk’ naquela década. Retornou ao selo em 2014 e desde então lançou mais três álbuns, sendo este seu quinto trabalho com a gravadora – e o primeiro com a presença de sua parceira artística e de vida, Azure Carter. Multi-instrumentista inquieto e explorador incansável de timbres, Sondheim toca instrumentos diversos como dois sarangis (moderno e de cerca de 1910), violino, guitarra, shakuhachi, pithkiavlin, clarinete Albert em D, oud, harmônica Chordomonica II e o gongo birmanês kyizi, entre outros. Sua banda Ritual All 70 chegou a ser incluída na notória lista da Nurse with Wound como uma das influências outsider/avant-garde.
Azure Carter é cantora e compositora baseada em Providence, RI. Em colaboração constante com Sondheim, desenvolve projetos de música, vídeo e performance. Viveu em Nova York antes de se mudar para Rhode Island, onde apresentou-se em espaços como o 92nd Street Y, Dance New Amsterdam, The Bowery Poetry Club, Eyebeam, Jack e Highwire Gallery. Este é seu primeiro álbum com o selo ESP-Disk, e o sexto em sua carreira.
Edward Schneider, saxofonista alto, improvisador e compositor, vive em Minneapolis, MN. Formado em composição pela Universidade de Illinois, foi membro ativo da Minneapolis Free Music Society. Em Nova York, participou da série de improvisação 16 Beaver, onde conheceu Alan Sondheim e colaborou em seu álbum de 2014 pela ESP-Disk. Seu trabalho investiga os limites tímbricos do saxofone por meio de técnicas expandidas, buscando desconstruir expectativas auditivas convencionais.
Rachel Rosenkrantz é luthier francesa e contrabaixista, radicada em Providence, RI. Formada em design pela ESAG (Paris) e pela RISD, combina sua formação em artes aplicadas com uma profunda vivência musical. Fundadora da Atelier Rosenkrantz em 2012, é reconhecida internacionalmente por seu trabalho inovador na construção de instrumentos de cordas, explorando combinações entre técnicas tradicionais e contemporâneas com foco em sustentabilidade. Seus trabalhos já foram exibidos no Carrousel du Louvre (Paris) e no Hangaram Museum of Modern Art (Seul). Também atua como professora na RISD e em instituições como o Metropolitan Museum of Art. Rachel é ainda uma ativa participante da cena musical local e apicultora nas horas vagas.