Improfest Encruzilhada: Leandro Archela
Leandro Archela é um músico multi-instrumentista e artista gráfico paulistano que habita o universo da exploração sonora e das artes visuais desde os anos 90.
Assim como na música, manipular as linhas, os traços e as cores é um processo de (des)construção constante, gerando ilustrações, posters, flyers para shows, capas de discos, parcerias com estúdios de criação de moda e design. Iniciou suas atividades musicais na cidade de São Paulo no final dos anos 80. Durante os anos 90 e 2000 integrou as bandas de rock Santo Daime e Cara Suja, respectivamente.
Nos anos 2010, juntamente com Cacá Amaral, Eloy Figueiredo, Iládio Davanse, Daniel Gralha e Oscar Ferreira, formou o NAAXTRO, grupo de música instrumental que está na ativa até hoje. É integrante do duo Bode Holofonico (com Guilherme Granado) e das bandas C.H.A.R.F. (com Cacá Amaral e Iládio Davanse), Bodes & Elefantes de Guilherme Granado (Hurtmold, São Paulo Underground) e GOATFACE! (com Guilherme Granado, Rogério Martins, Thomas Rohrer e Ricardo Pereira).
Desde 2014 sob a alcunha de Holofonica, apresenta um projeto de música criativa onde a proposição antirracional de paisagens sonoras se desenvolve através da livre manipulação e experimentação de instrumentos musicais e efeitos eletrônicos.
Os temas são aleatórios, criados de improviso e ao acaso, com total falta de rigor matemático. São (dis)soluções espontâneas executadas sob influência do dadaísmo, afirmando a negação da exibição tecnicista do músico, resultando em apresentações únicas e distintas.
Em 2015 colaborou com os músicos portugueses João Lobo (bateria) e Norberto Lobo (guitarra) nas apresentações do show de lançamento do álbum OBA LOBA em São Paulo, juntamente com Filipe Nader (saxofones), Amilcar Rodrigues (trumpete e flugel), Maria Beraldo Bastos (clarone e clarinete).