Jeff Gburek & George Christian | improfe.stream
set.
19

Jeff Gburek & George Christian | improfe.stream

Jeff Gburek & George Christian

Jeff Gburek:
Walker, listener, seer, learning to read between the lines of the spectra, Jeff Gburek, breathes, plays and builds musical instruments, from natural elements, creates new electronic circuits & arranges new constellations of pre-fabricated devices, (such as shortwave radios, guitars, mixing boards, tape machines, laptops), draws, paints, cooks curries, assembles rocks and feather into animistic theatric scenes, record sound environments, writes, teaches; all of this more or less while based for the last few years in Poznan, the fourth largest city in Poland. For 10 years, Jeff Gburek provided live sound for the dance theater (butoh) company known as Djalma Primordial Science, in which capacity he traveled to Japan, Indonesia and widely in Western Europe and the United States of America, and Mexico. He earned scholarships and residencies as solo artist in Darmstadt, Amsterdam's STEIM, Denmark (Odin Teatret), Le Bains Collective in Bruxelles and has performed at Les Instants Chavires & Les Voutes (Paris), Ausland, Kule & Exploratorium (Berlin), Museum of Contemporary Art, Strasbourg, Nantes & Alchemia (Krakow), MOZG, Plan B (Warsaw), Lasnia (Gdansk), Museum of Contemporary Art, Torun and in Bilbao, Spain at the Contemporary Art Museum... Jeff Gburek also performed as soloist and in ad hoc groups at the Ad Libitem Festival (Warsaw), FRIV & FRIV MOVE (Poznan), Experyment Festival (Zbaszyn, Poland). With the dance theater project Djalma Primordial Science, Jeff Gburek performed at festivals in Potsdam, Germany, Postfurhhamt, Hau Drei, 48 Stunden, Karmanoia Theater (Berlin), Odin Teatret (Hostelbro, Denmark), two places in Amsterdam he can't remember the names of and in Rodez, France and the chapel of the asylum where Antonin Artaud lived during the Second World War.


George Christian:

O violonista, cantor e compositor George Christian (nome artístico) manifestou desde cedo interesse pelas artes. Sua carreira tem se pautado entre as experimentações improvisativas e o formalismo clássico-acadêmico. Ele já lançou uma discografia numerosa de álbuns virtuais, participou de compilações e colaborou como músico convidado para alguns artistas. Graduou-se no Bacharelado em Composição pela UFBA em 2020, tendo também uma Licenciatura em Letras pela mesma universidade em 2007. Foi aluno de composição dos seguintes professores: Ataualba Meirelles, Paulo Rios Filho, Wellington Gomes, Paulo Costa Lima, Marcos de Silva Sampaio e Pedro Kroger. George Christian já participou do coral dos alunos
da UFBA, como também se apresentou como compositor convidado e como artista performer solo em alguns eventos locais. Em parcerias, ajudou a criar os grupos Ensemble Phuturista e Incógnita Latência. Atualmente, na música, ele continua desenvolvendo seu trabalho solo ou em parcerias como músico experimental e compondo peças instrumentais e vocais, além de trilhas sonoras.


a video by jeff gburek and george christian

original filming and pictures: jeff gburek
video editing (and some filming): george christian

a gc sound artifacts and akashic records' production
from the album T H R O W N E X T R E M E S,
released by Ulka Pind Records: https://ulkapindrecords.bandcamp.com/album/thrown-extremes
Audio mastering: Sonic Eruption Studio (https://www.soniceruptionstudio.com )

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André Gurgel e Anna Novais | improfe.stream
ago.
22

André Gurgel e Anna Novais | improfe.stream

André Gurgel

André Gurgel é um compositor e improvisador brasiliense que desde os anos 90 atua em diversos projetos musicais. Dentre eles se destaca o grupo instrumental Protofonia, onde atualmente Gurgel toca baixo, teclados e violão. Considerada uma das principais bandas experimentais de Brasília, já lançaram três discos sendo dois em vinil, além de algumas trilhas sonoras para cinema e teatro. 

Em 2020 com o surgimento da pandemia, o Protofonia teve que dar uma parada nas atividades. Para não enlouquecer mais ainda, Gurgel deu início a uma série de improvisações livres gravada em sua casa chamada Improvisão. Essa série o motivou a gravar o que seria seu primeiro disco solo, Um Pássaro Velho e Meditativo. Também gravado em casa, o disco foi lançado virtualmente sob o selo Torto Discos. Em 2021 lançou pelo selo The Church of Noisy Goat, seu segundo disco, Sob o Silêncio da Existência, uma profunda imersão na mente de quem "escuta". Depois foi a vez de Nas Imediações do Não-Ser os Semáforos Estão Sempre no Azul, solo de baixo, lançado pelo selo Música de Ruído. E em seguida lançou Escola de Mistérios, violão solo. 

Atualmente continua compondo e gravando, sozinho e com o Protofonia, sempre na linha da improvisação livre, da música instrumental, experimental, e também no rock progressivo com o projeto Grande Unidade. 


Improvisação livre captada por celular dentro de um quarto sobre a manipulação de áudios pré gravados de baleia, teclados e baixo elétrico.

André Gurgel - Canto de baleias, teclados, baixo elétrico, percussão, ukulele, violão e voz.

Anna Novais - Violão, ukulele, percussão, texto e voz.

Vídeo e edição de vídeo - Anna Novais.

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Meandertale | improfe.stream
ago.
15

Meandertale | improfe.stream

Jacek Chmiel & Lara Süß

MEANDERTALE

Jacek Chmiel: Electronics, synthsizer, objects, zither. 
Lara Süß: Voice, objects

Jacek Chmiel & Lara Süß are the collective Meandertale. The two started collaborating in 2019. They are both musicians and visual artists alike and are looking for different artistic forms to express themselves. Mainly, they concentrated on a musical collaboration with special focus on the conscious perception of silence and its framing using minimalistic sounds. They work sensitively with sound fusion, differentiation, as well as with the structuring of time and timelessness. Because of their alternate biographical experiences, the artistic expression they are creating becomes alive.

Biographies:

Lara Süß works with different art forms. She studied music and movement. She is a vocalist, a classical singer and a free improviser and used to perform as an actress as well. Currently, she is a member of different ensembles, such as the poetry ensemble StimmSpiel, and she develops her own music theatre pieces. She performed in many European cities, e.g. Copenhagen, Berlin, Hamburg, Basel, Vienna and Brussels.

Jacek Chmiel is a sound artist, field recordist and improviser playing synthesizers, zither, electronics, singing bowls and objects. His deepest interest in sound is to look for new ways to embed all the possibilities of an ever changing electro-acoustic setup in order to reinvent his way of thinking at every second. Being connected to the time, space and layers created by all the sounds he produces, both as a physical fact and abstract peculiarities, he delivers a strong, yet delicate and touching, musicality. He graduated with an MA degree in jazz guitar, which was followed by living two years in Nepal, where he was the head of the guitar department in Kathmandu Jazz Conservatory. Then he moved to Switzerland and graduated with a MA degree in improvisation in Musik Akademie of Basel studying with Andrea Neumann, Alfred Zimmerlin and Fred Frith.

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NoumenArt 22
ago.
11
até 14 de ago.

NoumenArt 22

XI International Festival of Contemporary Experimental and Ethno-avant-garde Art NOUMEN ART'22

Another year we are happy collaborate with NoumenART!
The amazing Festival of Contemporary Experimental and Ethno-avant-garde Art will be held this year in Austria.

Last year during the pandemic we made a streaming participation that held more than 7 hours!
Check here some bits and pieces of it.

This year the design were FRIENDLY STRINGS prepared, microtonal, guitar, custom build string instruments and cello, in the voices of:

Felipe José
Luiz Pretti and Marco Scarassatti
Pascal Marzan
Paulo Hartmann

REGISTRATION AND ADMISSION IS FREE

To frighten the viewer with mind-blowing images and delight with the perfection of form is the metatask of contemporary art. Welcome!

Our multi-species festival this year will be held in Osttirol, Austria, in the hospitable Spa Hotel ZEDERN KLANG ****Superoir

Briefly about the festival Noumen ART - Osttirol’2022

The most beautiful sound after the silence of the Norwegian fjords and the mysterious voices of the Amazonian jungle, psychedelic mirages brought with the air from the distant Central Asian steppes and the singing of the waters of the Ganges in a trance, the primordial nature of shamanic rituals and the bewitching static Japanese buto dance, more readings of anti-utopias, plunging into eschatological gnosis - all it will become that new incomprehensible reality for four unforgettable days, in which it will be impossible to believe for a long time. And, of course, all these four days are daily parties and after-parties in the company of outstanding figures of modern culture and constant co-working, giving birth to new unexpected collaborations before our eyes

Der Klang nach der Stille der norwegischen Fjorde und den mysteriösen Stimmen des Amazonas-Dschungels, psychedelischen Luftspiegelungen aus den fernen zentralasiatischen Steppen und dem Trance-Gesang des Ganges-Wassers, der ursprünglichen Natur schamanischer Rituale und der betörenden statischen Qualität des japanischen Buto-Tanzes, sowie das Lesen von Anti-Utopien, das Eintauchen in eschatologische Gnosis - all dies wird für vier unvergessliche Tage zu einer neuen Realität, die für eine lange Zeit nachwirken wird. An allen vier Tage gibt tägliche Partys und After-Partys. Im Rahmen des Festivals wird es auch zu neuen und spontanen Zusammenarbeit der Musiker kommen, die sich auf unerwartete Kooperationen und Improvisationen einlassen werden

Festival Lineup

Music:
Stian Westerhus (guitar, vocals, Norway)
David Helbock (piano, Аustria)
Peter Szely (electroniks, Austria)
Anton Ponomarev (saxophone, Switzerland)
Felipe Jose (cello, Brazil)
Paulo Hartmann (guitar, Brazil)
Pascal Marzan (microtonal 10-string guitar, UK/France)
Luiz Pretti and Marco Scarassatti, camera duo and invented instrument (camera and invented instrument, Brazil)
Antonella Eye Porcelluzzi (vocals, Italy)
Lärmschutz Group (guitar, Trombone, Electronics, Netherlands)
Psyjazz Project (mystic electronica, electric guitar, Germany)

Other types of art, synthesis of arts:
Almagul Melinbayeva (art, exibhitione, mapping, Kazakhstan)
Кaterina Pits (visual artist, Ukraine)
Valentin Tszin (butoh dance, mimodrama, Germany)
Alesia WhiteBird (vocals, mimodrama, Russia)
Nataliе Golubenko (vocals, videoart, Germany)
George Morieli (art-reading, videoart, Georgia)

TIME PROGRAM OF THE FESTIVAL

11/08
19.00 - Opening
19.15 - Peter Szely (electroniks, Austria)
20.00 - Anton Ponomarev (saxophone, Switzerland) & Peter Szely (electroniks, Austria)
21.00 - Antonella Eye Porcelluzzi (vocals, Italy) & Lärmschutz Group (guitar, trombone, electronics, bass, Netherlands)
22.00 - Psyjazz Project (mystic electronica, electric guitar, Germany)

12/08
19.00 - Pascal Marzan (microtonal 10-string guitar, UK/France)
19.45 - David Helbock (piano, Austria)
20.45 - Art-reading (performance) THE GLOBAL CRIMINAL REVOLUTION AND HOW MUCH WILL PHYSIOLOGICAL IMMORTALITY COST with the participation of:
Alesia WhiteBird (vocals, Russia)
Lärmschutz Group (guitar, trombone, electronics, bass, Netherlands)
Psyjazz Project (mystic electronica, electric guitar, Germany)
Кaterina Pits (visual artist, Ukraine)
Almagul Melinbayeva (art, exibhition, multimedia, Germany/Kazakhstan)
George Morieli (director, videoart, Georgia)

13/08
19.00 - X tin (DJ, Germany),
19.45 - Stian Westerhus (guitar, Norway)
21.00 - Online teleconference Osttirol-Brazil
Felipe Jose (cello, Brazil)
Paulo Hartmann (prepared guitar, Brazil)
Luiz Pretti (camera) and Marco Scarassatti (multi-instrumentalist, Brazil)

14/08
15.00 - Psyjazz Project (mystic electronica, electric guitar, Germany)
15.45 - Big Jam:
Pascal Marzan (microtonal 10-string guitar, UK/France)
Anton Ponomarev (saxophone, Switzerland)
Antonella Eye Porcelluzzi (vocals, Italy)
Alesia WhiteBird (vocals, Russia)
Anton Ponomarev (saxophone, Switzerland)
Psyjazz Project (mystic electronica, electric guitar, Germany)
X tin (DJ, Germany)
Valentin Tszin (butoh dance, mimodrama, Germany)

**********

If you want to visit our festival, you need to contact the hotel administration and book your accommodation on the dates you are interested in.

You can also visit festival events without accommodation at Spa Hotel Zedern Klang. Hotel Zedern Klang will assist you free of charge with alternative accommodation in Hopfgarten i.D.

Contacts:
Zedern Klang Spa Hotel, Dorf 64 - AT-9961, Hopfgarten i.D.
Tel: +43 4872 - 52 205
https://www.zedern-klang.com
hotel@zedern-klang.com
WELCOME

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 Shock Lines | improfe.stream
ago.
8

Shock Lines | improfe.stream

Refract: Cello and Glass

Refract: Cello and Glass by Sydney-based experimental trio Shock Lines involves glass sculptures made by Caitlin Dubler that are sonically activated by percussionist Niki Johnson, performing with Natasha Dubler on cello.

Through an experimental process of fusing glass and Hawkesbury sandstone, Caitlin’s work engages with the geological nature of glass and its ancient histories of pyrotechnical play. The unpredictable kiln firing process reveals gritty textures and iron oxide hues embedded within the glass and stone. Sonically this opens a rich palette of sounds - crunching, scraping, ringing. Responding to a provocation of sculpture as a site of material transformation, Natasha and Niki unfold a series of conversations refracted through the sound and materiality of glass.

This studio recording was filmed on Gadigal land at the University of New South Wales, Sydney.


Bios


Shock Lines is an experimental collaboration bridging live music performance, small sculpture, and art installation. The group includes glass artist Caitlin Dubler, sound artist & cellist Natasha Dubler and percussionist Niki Johnson. Shock Lines brings three distinctive understandings of material, transformation and gesture into dialogue through each artist’s respective craft. By mutually challenging the strict conventions of each individual practice the collaboration opens new avenues for play across disciplinary forms.


Caitlin Dubler is a glass artist and trained silversmith exploring material histories through craft processes. Recent work has involved mapping the geology of glass, exploring the multivalent social and geological histories embedded within its materiality. 


Natasha Dubler is a multidisciplinary artist working across sound installation, music performance and small sculpture. She is interested in how resonance, as a material phenomenon, can mould and shape landscape at or below the Earth’s surface, and how memories of these subtle shifts are etched into the material histories of a site.


Niki Johnson is a percussionist and composer-performer whose musical practice incorporates contemporary classical repertoire, improvisation, interdisciplinary collaboration, and performance art. She collaborates with fine-artists, and experimental musicians to create new artworks and instruments existing in the liminal spaces of art mediums. 


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ZTB Trio | improfe.stream
ago.
1

ZTB Trio | improfe.stream

ZTB Trio

Ondrey Zintaer (synths and sax)
It is now 4 years from his first sound or noise experiments and also first DIY tape releases. Till his first steps were through experimenting with musical instruments and cheap guitar effects. From the very start of his recordings and live gigs was his creation oriented to poetry reading over the experimental music and improvisations with effected musical instruments and no input system. During the corona quarantine he found himself more curious into experimenting with real playing the instruments in improvisation style then experimenting with sound. It is almost one year now from buying his saxophone that he completely fell into the space of improvisation. Together with Paolo Tognola and Filippo Bøtøx Cocozza created ZTB Trio. The trio produced an album “Fear of War” inspired by the situation in Ukraine. 

Paolo Tognola (piano)
Began studying piano at the age of four. In 1996 took his classical high school diploma at the Liceo Classico Arnaldo in Brescia, thus being able to attend the university courses on modern and contemporary music of Prof. Maestro G. Borio at the School of Paleography and Musical Philology of Cremona, learning about dodecaphonic and discovering the great composers of the twentieth century. Attends free improvisation seminars and masterclasses, held by Robert Dick and Roscoe Mitchell, Barre Phillips, Gunter Sommer, The Tiptons, Carla Bley, etc. After gaining experience as a season player, decide to indulge his nature and focus on jazz and avant-garde music. In addition to live activity, he composes soundtracks, characterized by the jazz language, for some theatrical companies (The circle of Gesso, La Luna, Racconti, etc ...). He teaches or has taught in the following Music Schools or Academies: L'Ottava Music Art Institute, DodiciNote Academy, Creative Workshop, Solo Musica Music School, Academy of Sounds, Garda Music School, AMM (Concesio BS), Gilles Tosoni Music School, Peschiera Town Music Band School del Garda, Curiosarte Laboratories, ABC Music School. He also writes reviews for “Free Fall Jazz”.

Filippo Bøtøx Cocozza (drums)
Started to play drums when he was 14 years old, under the influences of Dave Grohl, Vinnie Paul and extreme metal area. 3 years ago have changed his playing in the way of noise, free jazz and experimental music mainly inspired by the music of John Zorn. He likes to play drums in every way from tribal influences to free form/noise, like Milford Graves, Balazs Pandi and others. His "art name" is BØTØX. That's the name he use for his solo project and collaboration with ZTB Trio and others musicians in the International Collective of Free Jazz.

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PerformAR Circuitos
jul.
31

PerformAR Circuitos

/// Espaço Expositivo 

 

_ Vídeo obras de: 

Anais Karenin; Bianca Turner; Demétrio Portugal; Fernando Velazquez; Lucas Bambozzi; Regina Johas; Sônia Guggisberg.

 

_ Instalações visuais de: 

Lima Bo; Andres Suaréz; Juliana Garzillo e Lucas Lespier

 

_ Obras para Metaverso e em Realidade virtual de: 

Cris Duarte, Rolf Simões e Rosangella Leote; Coletivo Outramento; LabArteMídia e Daniel Lima.

/// Performances: 

 

_ SEXTA-FEIRA 29.07

20h00 – Cristina Elias e César Meneguetti 

20h30 – Lucas Lespier e Juliana Garzillo

21h00 – PB + Tatiana Meyer

 

_ SÁBADO 30.07

20h30 – Ivonne Villamil 

20h40 – Telemusik 

21h10 – Julia Iwanaga 

21h20 – Paulo Hartmann

 

_ DOMINGO 31.07 

18h00 – TEIA (Julia Teles + Inés Terra) 

18h30 – LabArteMídia 

19h30 – Roberto dos Santos

20h00 – C. Mendes, DeCo N. e Dezcoma

_ CURADORIA
Demétrio Portugal
Dudu Tsuda
Marcus Bastos
Paulo Hartmann
Priscila Arantes

_ APOIO:
Cru

_ PARCEIROS:
Curso de Multimeios (PUC-SP)
Grupo Poéticas do Tempo e Espaço (PTE – GIIP / UNESP)
Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais (CTR – PPGMPA – ECA -USP)

PerformAR Circuitos é um festival que nasce de uma inquietação política junto ao sistema das artes, que muitas vezes se desenha dentro de territórios fechados, restritos e em diálogo com o mercado. 

Dentro de um olhar mais coletivista, e procurando criar um espaço mais arejado, mais inclusivo, mais plural, um grupo de pesquisa e três festivais e um selo de música experimental e arte sonora, (ALEA_experimental, AVXLab, IMPROFEST e Grupo Arte, Memória e Mídia / PUC-SP) se juntam dentro deste contexto sufocante que foi a pandemia de COVID-19 para celebrar um evento para o circuito voltar a respirAR.

Com curadoria, nesta primeira edição, por Demétrio Portugal, Dudu Tsuda, Marcus Bastos, Paulo Hartmann e Priscila Arantes, PerformAR Circuitos se materializa na junção de diferentes festivais e grupos de pesquisa em torno da performance, instalação, música experimental e arte sonora. O festival acontece nos dias 29, 30 e 31 de julho, no Cru, com participação de 39 artistas de diferentes linguagens e gerações.

O evento é distribuído em duas salas e um anexo que fazem parte do Galpão Cru. As obras vão explorar possibilidades de diálogo com este ambiente. A cada dia, a programação tem três momentos que dialogam entre si e se complementam. Uma mostra de vídeo com trabalhos em monocanal em loop, de artistas importantes do cenário da arte contemporânea e do vídeo. Uma performance audiovisual apresentada em situação de palco, acompanhada ou não por um performer. Uma apresentação de arte sonora ou música experimental. Além disso, o espaço vai contar com instalações que serão criadas de forma autônoma ou como resquício das performances.  

Quem: PerformAR Circuitos – Primeira Edição
Quando:
dias, 29, 30 e 31 de julho 2022
Horário: sexta e sábado das 19h às 21h30; domingo das 17h às 20h00
Onde: Cru – Rua Cruzeiro, 802 – Barra Funda, São Paulo
O quê: exposição e performances voltados ao encontro da cena de audiovisual expandido.
Ingresso: de R$25 a R$50
Classificação etária: livre

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PerformAR Circuitos
jul.
30

PerformAR Circuitos

/// Espaço Expositivo 

 

_ Vídeo obras de: 

Anais Karenin; Bianca Turner; Demétrio Portugal; Fernando Velazquez; Lucas Bambozzi; Regina Johas; Sônia Guggisberg.

 

_ Instalações visuais de: 

Lima Bo; Andres Suaréz; Juliana Garzillo e Lucas Lespier

 

_ Obras para Metaverso e em Realidade virtual de: 

Cris Duarte, Rolf Simões e Rosangella Leote; Coletivo Outramento; LabArteMídia e Daniel Lima.

/// Performances: 

 

_ SEXTA-FEIRA 29.07

20h00 – Cristina Elias e César Meneguetti 

20h30 – Lucas Lespier e Juliana Garzillo

21h00 – PB + Tatiana Meyer

 

_ SÁBADO 30.07

20h30 – Ivonne Villamil 

20h40 – Telemusik 

21h10 – Julia Iwanaga 

21h20 – Paulo Hartmann

 

_ DOMINGO 31.07 

18h00 – TEIA (Julia Teles + Inés Terra) 

18h30 – LabArteMídia 

19h30 – Roberto dos Santos

20h00 – C. Mendes, DeCo N. e Dezcoma

_ CURADORIA
Demétrio Portugal
Dudu Tsuda
Marcus Bastos
Paulo Hartmann
Priscila Arantes

_ APOIO:
Cru

_ PARCEIROS:
Curso de Multimeios (PUC-SP)
Grupo Poéticas do Tempo e Espaço (PTE – GIIP / UNESP)
Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais (CTR – PPGMPA – ECA -USP)

PerformAR Circuitos é um festival que nasce de uma inquietação política junto ao sistema das artes, que muitas vezes se desenha dentro de territórios fechados, restritos e em diálogo com o mercado. 

Dentro de um olhar mais coletivista, e procurando criar um espaço mais arejado, mais inclusivo, mais plural, um grupo de pesquisa e três festivais e um selo de música experimental e arte sonora, (ALEA_experimental, AVXLab, IMPROFEST e Grupo Arte, Memória e Mídia / PUC-SP) se juntam dentro deste contexto sufocante que foi a pandemia de COVID-19 para celebrar um evento para o circuito voltar a respirAR.

Com curadoria, nesta primeira edição, por Demétrio Portugal, Dudu Tsuda, Marcus Bastos, Paulo Hartmann e Priscila Arantes, PerformAR Circuitos se materializa na junção de diferentes festivais e grupos de pesquisa em torno da performance, instalação, música experimental e arte sonora. O festival acontece nos dias 29, 30 e 31 de julho, no Cru, com participação de 39 artistas de diferentes linguagens e gerações.

O evento é distribuído em duas salas e um anexo que fazem parte do Galpão Cru. As obras vão explorar possibilidades de diálogo com este ambiente. A cada dia, a programação tem três momentos que dialogam entre si e se complementam. Uma mostra de vídeo com trabalhos em monocanal em loop, de artistas importantes do cenário da arte contemporânea e do vídeo. Uma performance audiovisual apresentada em situação de palco, acompanhada ou não por um performer. Uma apresentação de arte sonora ou música experimental. Além disso, o espaço vai contar com instalações que serão criadas de forma autônoma ou como resquício das performances.  

Quem: PerformAR Circuitos – Primeira Edição
Quando:
dias, 29, 30 e 31 de julho 2022
Horário: sexta e sábado das 19h às 21h30; domingo das 17h às 20h00
Onde: Cru – Rua Cruzeiro, 802 – Barra Funda, São Paulo
O quê: exposição e performances voltados ao encontro da cena de audiovisual expandido.
Ingresso: de R$25 a R$50
Classificação etária: livre

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PerformAR Circuitos
jul.
29

PerformAR Circuitos

/// Espaço Expositivo 

 

_ Vídeo obras de: 

Anais Karenin; Bianca Turner; Demétrio Portugal; Fernando Velazquez; Lucas Bambozzi; Regina Johas; Sônia Guggisberg.

 

_ Instalações visuais de: 

Lima Bo; Andres Suaréz; Juliana Garzillo e Lucas Lespier

 

_ Obras para Metaverso e em Realidade virtual de: 

Cris Duarte, Rolf Simões e Rosangella Leote; Coletivo Outramento; LabArteMídia e Daniel Lima.

/// Performances: 

 

_ SEXTA-FEIRA 29.07

20h00 – Cristina Elias e César Meneguetti 

20h30 – Lucas Lespier e Juliana Garzillo

21h00 – PB + Tatiana Meyer

 

_ SÁBADO 30.07

20h30 – Ivonne Villamil 

20h40 – Telemusik 

21h10 – Julia Iwanaga 

21h20 – Paulo Hartmann

 

_ DOMINGO 31.07 

18h00 – TEIA (Julia Teles + Inés Terra) 

18h30 – LabArteMídia 

19h30 – Roberto dos Santos

20h00 – C. Mendes, DeCo N. e Dezcoma

_ CURADORIA
Demétrio Portugal
Dudu Tsuda
Marcus Bastos
Paulo Hartmann
Priscila Arantes

_ APOIO:
Cru

_ PARCEIROS:
Curso de Multimeios (PUC-SP)
Grupo Poéticas do Tempo e Espaço (PTE – GIIP / UNESP)
Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais (CTR – PPGMPA – ECA -USP)

PerformAR Circuitos é um festival que nasce de uma inquietação política junto ao sistema das artes, que muitas vezes se desenha dentro de territórios fechados, restritos e em diálogo com o mercado. 

Dentro de um olhar mais coletivista, e procurando criar um espaço mais arejado, mais inclusivo, mais plural, um grupo de pesquisa e três festivais e um selo de música experimental e arte sonora, (ALEA_experimental, AVXLab, IMPROFEST e Grupo Arte, Memória e Mídia / PUC-SP) se juntam dentro deste contexto sufocante que foi a pandemia de COVID-19 para celebrar um evento para o circuito voltar a respirAR.

Com curadoria, nesta primeira edição, por Demétrio Portugal, Dudu Tsuda, Marcus Bastos, Paulo Hartmann e Priscila Arantes, PerformAR Circuitos se materializa na junção de diferentes festivais e grupos de pesquisa em torno da performance, instalação, música experimental e arte sonora. O festival acontece nos dias 29, 30 e 31 de julho, no Cru, com participação de 39 artistas de diferentes linguagens e gerações.

O evento é distribuído em duas salas e um anexo que fazem parte do Galpão Cru. As obras vão explorar possibilidades de diálogo com este ambiente. A cada dia, a programação tem três momentos que dialogam entre si e se complementam. Uma mostra de vídeo com trabalhos em monocanal em loop, de artistas importantes do cenário da arte contemporânea e do vídeo. Uma performance audiovisual apresentada em situação de palco, acompanhada ou não por um performer. Uma apresentação de arte sonora ou música experimental. Além disso, o espaço vai contar com instalações que serão criadas de forma autônoma ou como resquício das performances.  

Quem: PerformAR Circuitos – Primeira Edição
Quando:
dias, 29, 30 e 31 de julho 2022
Horário: sexta e sábado das 19h às 21h30; domingo das 17h às 20h00
Onde: Cru – Rua Cruzeiro, 802 – Barra Funda, São Paulo
O quê: exposição e performances voltados ao encontro da cena de audiovisual expandido.
Ingresso: de R$25 a R$50
Classificação etária: livre

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Roberto Michelino | improfe.stream
jul.
25

Roberto Michelino | improfe.stream

Roberto Michelino

Canteiro de Sons - Citrons
Roberto Michelino

Vídeo, Montagem e segundo Citron - L.Musa

Roberto Maria Michelino nos leva a refletir sobre valores universais dentro do campo da criação artística, quando olhamos para o movimento circular e convergente do seu percurso. Pela delicadeza da mensagem de fundo, adjacente à dinâmica que privilegia o próprio processo, ele se mantém num campo aberto e livre quando (ouve) explora materiais e procedimentos, um caminho que faz co-incidir o ouvir interno e o externo. A roda se inicia na Mostra "Jovem Arte Contemporânea" em 1972 no Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, com a temática "processos e criação" sob orientação do Professor Walter Zanini, quando começava a discussão sobre o que é arte conceitual, Roberto vinha na contramão, trazendo reflexões de outra ordem. migrando da pintura para as artes e ofícios com a marcenaria e seu design único, orgânico, quase naturalista, foi em busca de ampliar recursos de expressão e comunicação. Dedicando-se por mais de trinta anos às vocações de um atelier de marcenaria e em paralelo a isso começa seus estudos de música com Tom Zé, na escola Balacobaco. Essa trajetória possibilitou unir suas especializações ao impulso interno para a criação dos instrumentos de música e seu “Canteiro de Sons”. Tem em seu curriculum, a vivência com Walter Smetak e Mario Gruber, com quem trabalhou vinte e cinco anos como assistente na pintura e construtor de equipamentos. Uma carreira premiada como design e marceneiro, apresentou seu universo sonoro a Hermeto Pascoal e sua banda, participou com Jards Macalé das "Sinfonias de Jards", do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File) com Dino Vicente, participou da homenagem a John Cage no Tucarena. Neste momento está extraordinariamente representado como artista e criador no premiado internacionalmente FILME SOM de Cesar Gananian e Alexandre Moura. A roda tem um giro completo agora, em que após exatos 40 anos ele volta ao ponto de partida: a pintura e suas reflexões sobre o fazer artístico nesse tripé Arte-Música-Comunicação.

Guilherme Marback

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Olhares do Som | improfe.stream
jul.
18

Olhares do Som | improfe.stream

Olhares do Som

Tuzé de Abreu

Tuzé é um musico, compositor e arranjdor de longa história sonora percorrendo os caminhos mais diversos, do erudito, da canção popular, à caossonância smetakiana. Presente e atuando com os principais expoentes da música brasileira nos últimos 50 anos, das mais diversas gerações. Discretamente, mas, muito presente. Uma carreira incomum como autor intéprete e compositor. Parcerias com Caetano Veloso, Tom Zé, Gereba, Antônio Risério, Gil Camará. Músicas gravadas por Gal, Elza Soares, Tom Zé, Amelinha, Caetano, Jussara Silveira, Gereba, Marcia Castro.

1. Formação acadêmica.

1.1 Diplomado em medicina pela Escola Bahiana de Medicina , em 1973

1.2 Diplomado em instrumento (flauta ) pela Escola de Música da Universidade Federal

da Bahia , em 1985.

1.3 Mestre em composição musical pela UFBA , em 2012

2. Atividades profissionais atuais.

2.1 Músico concursado da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia , desde

1981.

2.2 Membro da comissão de Pré-Seleção do Fundo de Cultura do Estado da Bahia.

2.3Médico Clínico do Centro Social de Saúde Esmeralda da Natividade.

3. Atividades relevantes anteriores

- Como instrumentista, cantor e diretor musical. Orquestra Avanço (anos 60);

- Grupo Walter Smetak (anos de 60 a 80 , com gravação nos discos, inclusive cantando);

- Grupo do Teatro Vila Velha (anos 60 e 70);

- Banda do Companheiro Mágico (anos 70 , com viagem ao Rio de Janeiro);

- Banda de Caetano Veloso (anos 70);

- Doces Bárbaros (1976);

- Banda de Gal Costa (1977);

- Grupo de Riachão (dos nos 70 aos anos 00, com muitos hiatos);

- Banda de Maria Bethania ( temporada da inauguração do teatro homônimo);

- Grupo de Tom-Zé (anos 70);

- Orquestra de Carlos Lacerda (anos 70);

- Grupo de Rosinha de Valença (anos 70, Rio de Janeiro);

- Participação no disco “Araçá Azul “ de Caetano Veloso” (1972);

- Participação no disco “Drama” de Maria Bethania (1972);

- Participação nos discos “Joia” e Qualquer Coisa” de Caetano Veloso (1975) ;

- Participação no disco” Pássaro Proibido” de Maria Bethania (1976);

- Participação numa gravação de Gilberto Gil da canção “Esses Moços” de Lupicínio

Rodrigues (anos 70);

- Gravação de Gal Costa da canção “Passarinho”, no disco Índia (1973);

- Participação no disco ”Caras e Bocas” de Gal Costa (1977);

- Participação no disco “Cara e Coração” de Moraes Moreira , como flautista e arranjador

de uma faixa (1977);

- Os Ingênuos (grupo de choro , viagem à Argentina em 1980);

- Trio elétrico Brilhaê (1981 e 1982 -também direção musical);

- Grupo para o carnaval em Portugal(anos 80, também direção musical);

- Trio Elétrico Panela (1983 1984- também direção musical);

- Orquestra Vivaldo Conceição (anos 80);

- Grupo Quarto Crescente ( cerca de 20 viagens pela Europa e Estados Unidos -anos 80 e

90);

- Gravação da composição “Vivendo em Paz” , por Caetano Veloso do disco “Velô”

(1984);

- Grupo de carnaval para o Canadá (1985 , também direção musical)

- Voz e violão no Rio de Janeiro, Nova Iorque e Washington eventos da Bahiatursa (anos

80);

- Grupo Viva Bahia ( algumas viagens à Europa nos anos 80 e 90);

- Grupo de Batatinha( Itália 1983, também direção musical);

- Banda Sinfônica da UFBA (anos 80);

- Oficina de Frevos e Dobrados (anos 80);

- Orquestra de Fred Dantas (anos 90);

- Direção musical da peça teatral “O Rei do Trono de Barro”, direção de Volker Quandt.

Teatro Gregório de Mattos (1993);

- Balé Brasileiro da Bahia , duas viagens à Europa (anos 90,também direção musical)

- Apresentação com grupo na Ópera de Estocolmo(Suécia), no cinquentenário da rainha

Sílvia (também direção musica - anos 90);

- Orquestra Sinfônica da Bahia (algumas participações como saxofonista (anos 80 e 90);

- Grupo Forró Brabo (viagem a Portugal no ano 2000);

- Gravação do CD Tuzé de Abreu (2001);

- Apresentação do show Tuzé de Abreu várias vezes em Salvador , uma em São Paulo, e

versões simplificadas em Natal , Rio Grande do Norte e Berlim Alemanha (anos 2000);

- Apresentação de shows com instrumentos de Smetak em Salvador , São Paulo e Berlim,

nos anos 2000);

- Apresentação com Lula Gazineo , violão e flauta ( em Salvador e vários municípios

baianos, no Rio de Janeiro, em Buenos Aires - Argentina, em Montevidéu - Uruguai e em

Frankfurt - Alemanha (anos 90 e 00);

5 - Participação em comissões julgadoras

(foram dezenas , vou colocar as mais relevantes)

1 Por três anos foi coordenador do projeto Canta Nordeste da Rede Globo, sendo

2 o presidente do juri.

3 Membro da comissão de seleção de projetos musicais do Itaú Cultural (2008,

em SP)

4 Por duas ou três vezes ,membro do juri do festival da rádio Educadora.

Por duas ou três vezes , membro do juri do festival de música popular da

UFBA.

Membro do juri do festival de música popular de Feira de Santana

Membro (por três anos) da comissão de seleção de projetos de música do

Fazcultura

Comissão julgadora do Troféu Caymmi Ano 2

Participação na curadoria do Natura Musical

Presidente da Comissão Julgadora do XII Festival de Filarmônicas do

Recôncavo

6 – Atividades de extensão e eventos

Foi presidente da Associação dos Amigos de Smetak por 10 anos.

Foi membro do Conselho Estadual de Cultura por três anos.

Participação como convidado das excursões de João Gilberto ao Japão (em 2004

via Nova

Iorque e em 2006 via Frankfurt).

Palestras sobre Walter Smetak no Mercado Cultural e na Escola de Música

(Salvador)

no Itaú Cultural (São Paulo) e no teatro Sandoval Wanderley ,em Natal (Rio

Grande do

Norte)

Palestra para alunos do Bacharelado Interdisciplinar de Arte e para os alunos do

projeto

Tim Musical (anos 00)

Coordenação do show em comemoração aos 20 anos da TV Bahia, com Ivete

Sangalo ,

Daniela Mercury e Margareth Menezes. Dez anos atrás , coordenação do show

dos

10 anos da TV Bahia , com Carlinhos Brown, Bel Marques e outros , sempre no

Teatro Castro Alves (anos 90 e 00)

Perito médico- legista , concursado, lotado no Instituto Médico-Legal Nina

Rodrigues

de 1978 a 1998.

7 - Cursos efetuados

Inglês , iniciado com professora particular e em seguida no EBEC (anos 60)

Francês , iniciado com professora particular e em seguida na Casa da França

(anos 60)

Curso de especialização em Medicina Legal na Academia de Polícia Civil (anos

70)

I Festival Latino – Americano de Arte e Cultura. Oficina de música (1987)

8 – Menções recebidas

1

2 Primeiro prêmio em trilha sonora no filme longa metragem “A Lenda de

Ubirajara”

3 de André Luís Oliveira , no extinto festival de Lage , Santa Catarina (anos 70).

4 Primeiro prêmio em trilha sonora no filme longa metragem “ Eu Me Lembro”

5 de Edgard Navarro, no festival de Goiânia (Goiás) (anos 00).

6 Segundo prêmio no primeiro festival de música popular de Salvador , com a

canção

7 “Alodê” , de parceria com Moacyr de Albuquerque. (anos 60).

9 – Publicações

Parceria com Antonio Risério em parte do livro: “Caymmi: Uma Utopia de

Lugar”

Editora Perspectiva , 1993.

Artigo sobre Dorival Caymmi , na revista do Conselho Estadual de Cultura ,

no 32

1 2006

2 Série de artigos /crônicas no jornal A Tarde , na coluna Opinião, geralmente

abordando

assuntos ligados à música e artes cênicas . Há um especial sobre a

apresentação

de João Gilberto no TCA em 2008.

Entrevista com Riachão , no número especial dedicado à música , na Revista

da

Fundação Cultural do estado da Bahia.

10 – Obras apresentadas em público

(não lembro todas, aí estão algumas)

Canções da peça Ali Babá , direção de Manoel Lopes Pontes no tetro Vila Velha

(anos 60)

Tema do bloco carnavalescos , Barão Beleza ( por três anos , anos 60 e 70)

Tema do bloco Bambarra (anos 60)

Gravação de “ Frevo” , feito em parceria com Tom-Zé. (anos 60)

Trilha do espetáculo de dança “Os Sertões” de Lia Robatto , feita e executada de

parceria

com Tom ́Zé , no TCA (anos 60 ou 70)

Trilha da peça “ A Boa Alma de Set Suan” , feita de parceria com Moacyr de

Albuquerque

direção de Jorge Salomão , apresentada no TCA (anos 60 ou 70)

Gravação e apresentação em público da canção “Passarinho”, por Gal

Costa.(anos 70)

Apresentação em shows da canção “Contraduzindo” por Caetano Veloso (anos

70)

Apresentação da canção “Gaiola Invisível” , em show de Caetano Veloso ,no Rio

de

Janeiro (anos 70)

Várias gravações e apresentações em público das canções “ Rancheira”,” Você e

Tu”,

e outras parcerias com Gereba , no Brasil e no exterior , a partir dos anos 70.

Gravação de uma letra colocada no chorinho “Vou Vivendo” de Pixinguinha e

Benedito Lacerda , pela cantora Glória Rios.

Trilha do espetáculo de dança “Viagem de Coração”, do grupo Girassol (anos 90)

Trilha do espetáculo de dança “Choque Eletrônico” , coreografia de Lia Robatto,

feita em parceria com Zeca Freitas , Sérgio Souto , Wellington Gomes e outros.

Trilha da peça teatral “ Em Busca do Sonho Perdido” de Deolindo Checcucci

(anos 00)

Trilha sonora do espetáculo “Suburra” , que inaugurou o teatro XVIII

Direção musical do espetáculo Assis Valente , direção geral de Fernando

Guerreiro,

na Sala do Coro (anos 90)

Show Tuzé de Abreu , autoral, apresentado no teatro do ACBEU (duas vezes) ,

no teatro

Jorge Amado , no tetro do Sesi e no teatro Crowne Plaza (São Paulo). (anos 00)

. Gravação de “Ondas” , de parceria com Aldo Brizzi, pela cantora portuguesa

Teresa Salgueiro (anos 00)

Gravação e apresentação em público da canção “Orientação” por Jussara Silveira.

Gravação do samba “ Coisa do Destino” , de parceria com Moacyr de

Albuquerque , por

Caetano Veloso (anos 70)

Gravações do samba “Barão Beleza” por Caetano Veloso e Elza Soares (anos 70)

Gravação e apresentação em público de “Pecadinho” (de parceria com Tom-Zé)

e

“Céu Azul” , por Márcia Castro (anos 00)

Gravação da canção “Eu Me Lembro” , com letra de Caetano Veloso, no filme

homônimo de Edgard Navarro. Tema musical do filme. (anos 00)

Gravação da canção “Vivendo em Paz” por Caetano Veloso (anos 90)

Trilha do documentário “Suite Bahia”, de parceria com Gereba(anos 00)

Apresentação da peça para piano “Aibão”, num dos festivais internacionais de

música

da UFBA , tocada por Maria da Graça Ferreira (anos 80)

Apresentação pela orquestra sinfônica da UFBA de “Triangulo Amoroso”

(gravada

por Gal Costa), com arranjo e regência de Pino Onnis (anos 00)

Gravações da composição instrumental “Ilhota” , no CD do festival da rádio

Educadora

anos (00)

Composição de três peças para o mestrado: Onde Olho , Trilhas e Única Testemunha.

Composição das trilhas dos filmes Cuica de Santo Amaro, O Homem Que Não Dormia e

Prá Lá do Mundo ( as duas últimas de parceria com André T).

Composição e apresentação da peça experimental Coletivo Lua, homenagem a Luiz

Gonzaga.

Em janeiro de 2013 foi lançado o Site www.tuzedeabreu.com

Atuou como comentarista musical no carnaval de 2013 , na TV Educativa

Participou como músico , ao lado de Arnaldo Antunes, Walter Silveira e Tato Taborda,

de um evento de poesia e música experimental , na Caixa Cultural do Rio de Janeiro.

Ainda em setembro de 2013 , fez parte da comissão que selecionou , analisando

partituras, três composições , para serem tocadas pela orquestra Sinfônica da Bahia num

concerto dedicado a Walter Smetak . Para este concerto escreveu ainda os comentários

sobre as peças , a serem publicados no programa.

Apresentou , em setembro de 2013, um espetáculo/palestra , no Porto dos Livros, em

Salvador.

Apresentou em 29 de dezembro de 2013, um espetáculo com suas composições, com a

participação de Greice Carvalho e Mateus Dantas , no evento “Rua dos Inventos”, no

município de Rio de Contas, na Bahia.

Greice Carvalho

Greice Maria Mascarenhas de Carvalho (Greice Carvalho) nasceu em Salvador Bahia no dia 14 /01/1957. Foi criada entre as fazendas de cacau e as praias do extremo sul baiano. Graduou-se em dançarina e professora de dança pela Universidade Federal da Bahia, fez parte de vários grupos e espetáculos de dança. Mais tarde dedicou-se à música como cantora e compositora, tendo atuado como back-vocal no trio elétrico de Gerônimo, no carnaval de Salvador e em várias gravações e shows. Como cantora, participou de excurssões pela França, Bélgica, Canadá, Nigéria, Itália, Dinamarca e Suécia. Foi convidada por Caetano Veloso para gravar uma composição dele sobre versos de Camões, para o espetáculo de dança ONKOTÔ, do grupo Corpo. Participou como cantora e compositora do CD Tuzé de Abreu. Sua inquietação artística levou-a a escrever um monólogo sobre uma lavradora do extremo sul baiano. Desde 1999 vem dedicando-se às artes plásticas, tendo feito quatro exposições no Mestiço, a última em 2008, em São Paulo, capital, todas individuais. Na mesma cidade, exposição também individual na Bendita Hora, e realização de peças para uma instalação num evento elaborado pelos irmãos Campana. Expôs também em Curitiba, através da Secretaria de Cultura do Paraná, numa coletiva. Em Salvador, Bahia, sua obra foi exposta por um mês no programa Soterópolis da TV Educativa. Performance (dança com execução simultânea de uma escultura , ao vivo, na exposição Intervenção Domética ,de Mônica Simões , no atelier Presciliano Silva , em Salvador Bahia.

Heitor Dantas

Compositor, artista sonoro e produtor musical. Sua pesquisa se baseia na criação de estruturas para improvisação e na criação de instrumentos elétricos.

Vindo da cena rock de 90´s e 00´s; em Salvador, e passando pelo curso de Composição da UFBA, atua há mais de 20 anos na parte técnica e criativa da música, trabalhando na WR, Base, EmTranse, Attitude, Teatro Vila Velha e no estúdio da UNIFACS.

Tocando com Tuzé de Abreu ganhou a categoria Melhor Show do Prêmio Caymmi 2015. Foi selecionado na Mostra Sesc de Música Salvador 2013 e foi finalista do Prêmio Deezer/ABMI de Novos Talentos e teve peças de soundart tocadas nos EUA e Canadá.

Dirige e opera, desde 2014 o Menasnota Criação, onde atua como produtor/arranjador, e faz foley, trilha e mixagem para filmes.

Faz música, operação e montagem para teatro e dança e já se apresentou em festivais e cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, João Pessoa e Curitiba.

Desenvolve parcerias com Nancy Viégas, Negro Leo, Manu Maltez, entre outros.

Giulia Chaves

Nascida na capital baiana, a cantora e compositora Giulia Chaves despertou interesse espontâneo para a música ao entrar em contato com a obra de João Gilberto. Ingressou aos 14 anos no curso de canto livre da UFBA e passou a se apresentar em bares de Salvador. Em 2014 integrou o grupo O Kontra, liderado por Nei Sacramento. Nos anos de 2015 e 2016 realizou, em parceria com o compositor e multi-instrumentista Yves Tanuri, o projeto Confraria Sonora, jam session de músicas do cancioneiro popular brasileiro, além de canções autorais. Em 2017

iniciou o curso de harmonia no Núcleo Moderno de Música, onde foi aluna do maestro Ubiratan Marques. Em 2018 ingressou no curso de graduação em Composição e Arranjo da Universidade Federal da Bahia. A partir de 2019 passou a se dedicar ao estudo do violão Bossa

Nova com Aderbal Duarte. Em 2020 participou do sexteto de violões microtonais Microcaos, juntamente com Tuzé de Abreu, Vladimir Bonfim, Heitor Dantas, Greice Carvalho e Mateus Dantas. Atualmente se dedica à composição, além de ministrar aulas particulares de música.

Mateus Dantas

Mateus Santana Dantas (Mateus Dantas) é bacharel em Composição e Regência pela UFBA, mestre em Etnomusicologia e doutorando em Etnomusicologia sob orientação da Dra. Angela Lühning. Atua desde 1997 como diretor, produtor, compositor, e intérprete na área de música. A partir de 2003, vem atuando nas áreas de teatro e dança, como diretor musical, compositor e intérprete ao vivo de trilhas sonoras.

Como compositor e intérprete ao vivo, atua em Brecha, contemplado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia com o prêmio de residência artística no exterior 2008/2009, realizado no CEM - Centro de Estudos do Movimento, em Lisboa/Portugal e contemplado pelo edital Quarta que Dança/2010 na categoria Espetáculo; Brucutu, apresentado na Mostra SESC de Artes 08, na Bienal SESC de Dança/2007, e também contemplado pelo edital Quarta que Dança/2008, na categoria Intervenção Urbana, trabalhos de Leonardo França - Grupo Aburussu. Também com estas funções atou em Idéias do Olho, performance de Antrifo Sanchez na Mostra de Dança do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPGAC-UFBA) na Escola de Dança da UFBA em 2005.

Como intérprete, compositor e co-produtor do grupo Camaraberta, de Salvador/BA, grupo que pesquisa a criação e construção de instrumentos musicais não convencionais, dirigido pela Dra. Ângela Lühning, atuou nos espetáculos Outros 11, 12, 13... de Vida e Brincadeiras Sonoras, em 2008. Desde 2008 criou e construiu cerca de 10 instrumentos musicais utilizando técnicas próprias, instrumentos estes que vem sendo utilizados em performances, trilhas sonoras para dança e vídeo.

Participou como compositor e intérprete ao vivo de trilha sonora nos espetáculos teatrais A Serpente (2007), sob direção de Amanda Maia; Plasil (2007), de direção de Iami Rebouças e Luiz Mafuz; O Futuro está nos Ovos (2005), de Carol Vieira; Luz (2005), de Marcelo Souza Brito e Você me Conhece? (2006), Isa Trigo; somando esta às funções de diretor musical e ator em Do Lado de Dentro do Canto da Sereia (2006/7) também de Isa Trigo.

Ainda, na área teatral, atuou como co-diretor geral, co-produtor e ator do trabalho Reconco, Grupo Aburussu, estreado em Recife, 2006. Paralelamente, ministrou oficinas acerca do teatro popular brasileiro. Trabalhou como professor de teoria musical nas Oficinas de Música – Cursos de Extensão da EMUS-UFBA.

De 2003 à 2005, produziu a Mostra do Minuto II, III e IV, na Escola de Música da UFBA. Em outubro de 2008, produziu o Concerto de Música, realizado na Reitoria da UFBA, contando com a Orquestra Sinfônica da UFBA, com a qual estreou A Saga do Homem, espetáculo de sua autoria.

Em 2009, foi courrier na mostra Smetak Imprevisto, realizada na Grande Sala da OCA, no MAM/SP, por ocasião da Mostra MAM 60, de celebração de 60 anos deste Museu de Arte Contemporânea.

Pesquisador do corpo-sonoro na interface música/dança/teatro, atua desde meados de 2008 no trabalho Entrecorpos, concebido e idealizado pelos artistas Sandra Corradini e Mateus Dantas, e premiado pelo edital Ninho Reis/2008 – Circulação de Espetáculos de Dança pelo Estado da Bahia (em execução). Organizou e ministrou oficina de investigação Estratégias de Improvisação em música/dança, promovida através da PROEX/UFBA, e realizada na Escola de Dança da UFBA, em 2008.

Como compositor e intérprete ao vivo, atua em Brecha, contemplado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia com o prêmio de residência artística no exterior 2008/2009, realizado no CEM - Centro de Estudos do Movimento, em Lisboa/Portugal e contemplado pelo edital Quarta que Dança/2010 na categoria Espetáculo além de participar de importantes festivais como Festival Internacional de Artes Cênicas (Salvador 2010), Panorama (Rio, 2010) e Olhares sobre o Corpo (Uberlândia, 2010); Brucutu, apresentado na Mostra SESC de Artes 08, na Bienal SESC de Dança/2007, e também contemplado pelo edital Quarta que Dança/2008, na categoria Intervenção Urbana, trabalhos de Leonardo França - Grupo Aburussu. Também com estas funções atou em Idéias do Olho, performance de Antrifo Sanchez na Mostra de Dança do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPGAC-UFBA) na Escola de Dança da UFBA em 2005.

Em 2011 participou do projeto Desplante, aprovado pelo edital de montagem de espetáculos também pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, espetáculo apresentado no Museu de Arte Moderna da Bahia em fevereiro daquele ano. Também em 2011, participou do evento Luzescrita, ao lado de Tuzé de Abreu interpretou instrumentos de Walter Smetak acompanhando Arnaldo Antunes e Walter Silveira no Museu Solar do Ferrão.

Como mestrando em etnomusicologia, investigou o fenômeno musical Violões de Microtom, desenvolvidos pelo músico naturalizado brasileiro Walter Smetak, resultando no trabalho Walter Smetak e os Violões de Microtom, sob orientação da Dra. Ângela Lünning, tendo a dissertação defendida e aprovada pela banca examinadora em março de 2010. Ainda em 2010 ingressou no curso de doutorado em etnomusicologia naquela mesma instituição, curso em andamento. Autor de vídeo-denúncia sobre a maneira precária que parte da obra de Smetak estava armazenada no Museu de Arte da Bahia.

Compositor da trilha sonora do curta-metragem Carreto (2010), recebeu o prêmio de melhor trilha sonora pelo Festival do Júri Popular 2011, curta-metragem vencedor do prêmio de melhor curta em diversos festivais em 2010 inclusive do festival de cinema de Gramado do referido ano. Compositor da trilha sonora do curta Quem tem medo das Ginas (2012) dirigido por Beth Souza. Atuou no longa metragem Depois da Chuva (2013) sendo premiado com melhor trilha sonora no 46o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

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Felipe Merker Castellani e Rosa Couto | improfe.stream
jun.
27

Felipe Merker Castellani e Rosa Couto | improfe.stream

Felipe Merker Castellani e Rosa Couto

Confira o IMPRO(sa)#5

Aguarde!

ROSA COUTO


Rosa Couto é compositora e uma das vocalistas da Funmilayo Afrobeat Orquestra. Rosa tem graduação, mestrado e doutorado em História e suas pesquisas têm como foco a música popular africana e afro-brasileira. É autora do livro Fela Kuti: contracultura e (con)tradição na música popular africana. Atualmente atua como educadora bilíngue no Museu Afro Brasil.

FELIPE MERKER CASTELLANI

Felipe Merker Castellani é artista multimídia, pesquisador e professor. É mestre e doutor em música na área de Processos Criativos junto ao Instituto de Artes da Unicamp, e bacharel em composição musical pela Faculdade Santa Marcelina. Atualmente é professor adjunto do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde atua nos cursos de bacharelado em Música e no Programa de Pós-Graduação em Artes.

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Barsa and Briggy | improfe.stream
jun.
20

Barsa and Briggy | improfe.stream

BRASA AND BRIGGY

The Anglo Brazilian duo Barsa and Briggy, formed in 2010 by Wesley Ribeiro (drums, percussion and voice) and Chris Vine (guitar, bass, electronics and voice), combine elements of free improvisation, alternative rock, post jazz and performance poetry. These elements form their wide palette of sounds, which creates a unique live soundscape.

O duo anglo-brasileiro Barsa e Briggy, formado em 2010 por Wesley Ribeiro (bateria, percussão e voz) e Chris Vine (guitarra, baixo, eletrônicos e voz), combina elementos de improvisação livre, rock alternativo, post jazz e poesia performática. Esses elementos formam uma ampla paleta de sons, com a qual o duo cria ao vivo uma paisagem sonora única.

Chris Vine began playing improvised music as a teenager on the UK free improvisation circuit and developed his sound in the downtown music scenes of New York and Washington D.C. in the early 1980’s, working with Elliott Sharp, Bobby Previte and NPR's Bob Boilen, amongst others.  He formed the Heat Poets in partnership with the open field poet Chris Torrance in Wales in 1985.  Vine was guitarist with Ted Milton’s cult group Blurt throughout the 1990’s and worked as composer and sound designer for Welsh dance and theatre companies such as Earthfall, Teatr Genedlaethol Cymru and the Centre for Performance Research.

Chris Vine começou a tocar música improvisada em sua adolescência, no circuito de improvisação livre do Reino Unido; e desenvolveu seu som na cena Downtown de Nova Iorque e Washington D.C., no começo dos anos 80, trabalhando com Elliott Sharp, Bobby Previte e Bob Boilen (da NPR), entre outros. Ele formou os Heat Poets em parceria com o poeta Chris Torrance, em Wales, em 1985. Vine foi guitarrista do grupo cult Blurt de Ted Milton, durante os anos 90, e trabalhou como compositor e sound designer para companhias galesas de dança e teatro tais como Earthfall, Teatr Genedlaethol Cymru e Centre for Performance Research.

Wesley Ribeiro began studying drumming at the age of 11. From the age of 9 he participated in choral and percussion classes of Gospel Music.  From a solid foundation in various rock, pop and jazz bands in his home state of Paraná, he began to investigate improvisation influenced by jazz and other contemporary forms of music and noise making.

Wesley Ribeiro começou a estudar bateria aos 11 anos de idade. Mas, desde os 9 anos, tocava percussão e cantava no grupo de música da igreja. De uma sólida formação tocando rock, jazz e música brasileira em seu estado natal, Paraná, ele começou a investigar a improvisação influenciado pelo jazz e outras formas contemporâneas de música e arte sonora.

"This music does not sound borrowed or unoriginal." - The Washington Review

"Sonic waves crash against electronic cliffs." - Birmingham Whats On magazine

"These are versatile, muscular and lyrical soundscapes which, while sidestepping obvious definitions, are influenced by rock, free improvisation and European art music." - Planet: The Welsh Internationalist

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Fernando Kozu| improfe.stream
mai.
16

Fernando Kozu| improfe.stream

Fernando Kozu

Ouvir texturas ao vento cinco haicais e improvisação eletroacústica com guitarra preparada in situ Sítio Fartura / Lerroville-PR

Fernando Kozu (1974, Londrina/PR).

Professor | Compositor | Guitarrista | Artista Sonoro | Haijin

É graduado em Música pela Universidade Estadual de Londrina. Teve obras estreadas na XIX, XX e XXIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea do Rio de Janeiro. Em 2019 formou o grupo G.E.L. (Guitarras Experimentais Livres) e tem realizado performances coletivas e individuais a partir de múltiplos aspectos da improvisação eletroacústica. Atualmente é Professor Assistente do curso de Licenciatura em Música da UEL, e desenvolve pesquisa de Doutorado relacionada à composição, criação sonora, guitarra experimental e haicais na Universidade Federal do Paraná - UFPR.

Confira o IMPRO(sa)#4

Aguarde!

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Valério Fiel da Costa + Matteo Ciacchi | improfe.stream
mai.
9

Valério Fiel da Costa + Matteo Ciacchi | improfe.stream

Valério Fiel da Costa + Matteo Ciacchi

Sereias

Artesanato Furioso

Paisagem sonora da cena fantástica do diálogo entre seis monstros (sereias) despojadas de suas máscaras míticas, de seus avatares. Seis monstros assassinos revelando sua verdadeira natureza.

Em tempos de ímpeto e covardia, pessoas de bem, cristãos devotos e sacrifícios humanos; em tempos de fúria, mal estar, peste e reencantamento forçado; em tempos de alheamento, distopia e mortos-vivos; que o véu se rompa e animus se revele com anima entredentes; que o obsceno do humano que nos rodeia se revele, que se perfurem olhos, que tenhamos medo, mas que nessa noite escura e densa reencontremos nossa raiva e escapemos dos monstros que nos devoram.

Confira o IMPRO(sa)#4

Matteo Ciacchi (Roma-IT, é músico e pesquisador. Faz parte de grupos como Artesanato Furioso, whypatterns_ e banda-fôrra. Mestre e doutorando na Universidade Federal da Paraíba, com pesquisas voltadas para a historiografia de conceitos de contemporaneidade em música

Valério Fiel da Costa (Belterra-PA, 1973) é pesquisador, performer e compositor, professor de composição, matérias teóricas e musicologia frente aos cursos de graduação e pós graduação em música da UFPB, Diretor do Projeto Artesanato Furioso (PPGM-UFPB), autor do livro “Morfologia da Obra Aberta: esboço de uma teoria geral da forma musical” pela Prismas (2016), suas pesquisas abordam o estudo da forma musical em casos diversos de propositura notacional, análise de repertório relacionado ao campo da música experimental além de contribuições para uma reflexão sobre a performance musical enquanto instância ativa e criativa.

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Bruno Nunes + Daniel Nunes | improfe.stream
abr.
25

Bruno Nunes + Daniel Nunes | improfe.stream

Bruno Nunes + Daniel Nunes

Confira o IMPRO(sa)#3

Bruno Nunes
Bruno Nunes Coelho é um artista gráfico e músico brasileiro.

Nostalgia é talvez a melhor palavra para descrever a música que Bruno Coelho cria sob o apelido de El Conejo, e também com o grupo Constantina, do qual faz parte. Turnês pelo Brasil e por festivais de música independente pelo mundo, como SXSW em Austin, TX e Focus Wales, no País de Gales, fazem parte do histórico destes 20 anos de trabalhos.

Como artista gráfico, é responsável pela assinatura de várias capas de discos e livros, tendo recebido prêmios como o iF Design Awards na Alemanha, Moscow Global Biennale na Rússia e Bienal Iberoamericana de Design na Espanha.


Atua como diretor musical do selo franco-brasileiro La Petite Chambre Records, com o foco na música experimental e ambiente. Entre os artistas já lançados pelo selo, encontram-se nomes como o músico e produtor inglês James McDermid (UK), a violetista americana Jeanann Dara (EUA), o professor e artista sonoro Marco Scarassatti (BRA), Tatsuro Murakami (JP), entre outros.


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Site pessoal - https://www.ohcoelho.com/

Instagram - @ohcoelho

Site do selo - https://www.lpcrecords.com/

Bandcamp - https://elconejo.bandcamp.com/



Daniel Nunes
Lise é o projeto solo de Daniel Nunes, no qual o músico investiga sonoridades que absorvem elementos da música contemporânea aliados à eletrônica, rock e música ambiente. 

Partindo de temas instrumentais, Daniel cria diálogos simultâneos entre a música experimental e a minimalista, convidando os ouvidos a experiências individuais desde o movimento mais consciente, até o mais raro lampejo casual. 

Daniel Nunes está em constante transformação indo além do universo musical,

permitindo trocas com artistas de outras vertentes que passam pela vídeo-arte e performance. O músico apresentou trabalhos no Itaú Cultural (SP), na Oi Futuro (RJ), MIS (SP), SESC Paulista (SP), Santander Cultural (RS), SXSW (EUA), Focus Wales (Reino Unido), ESMAE (Portugal), Centro de Arte Contemporáneo (Equador) e Matucana 100 (Chile).


Atua como diretor musical do selo franco-brasileiro La Petite Chambre Records, com o foco na música experimental e ambiente.


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Site pessoal - https://www.projetolise.com/

Instagram - @projetolise

Site do selo - https://www.lpcrecords.com/

Bandcamp - https://projetolise.bandcamp.com/

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Lava: Francisco Cesar + Luiz Pretti + Fábio Janhan + Natália Reis | improfe.stream
abr.
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Lava: Francisco Cesar + Luiz Pretti + Fábio Janhan + Natália Reis | improfe.stream

Lava: Francisco Cesar + Luiz Pretti + Fábio Janhan + Natália Reis

Confira o IMPRO(sa)#1

Natália Reis
Natália Reis é pesquisadora de cinema e realizadora. Possui experiência em direção e montagem tendo realizado os curtas-metragens “Filé” (2016), “Para atravessar contigo o deserto do mundo” (2018), “Fratura exposta parte I: ‘A Sonâmbula’” (2020), “Lua em câncer” (2021),“Febre 40°” (2021) e “Planetário” (2021), exibidos em festivais e mostras de cinema experimental como Ecrã, Strangloscope e Dobra. Suas práticas artísticas envolvem exercícios de colagem e apropriação de imagens de arquivo com foco no desenvolvimento de paisagens naturais e não naturais e temas como magia e tecnologia.

Francisco Cesar
Francisco Cesar toca saxofone e bandoneón. Como intérprete e performer atua no campo da música escrita e da improvisação livre. Se interessa pelas artes e experimentações num sentido amplo. Realiza instalações e trilha sonoras para cinema e teatro. Em 2020 deu início ao projeto 'Música Distante', série de curtas-metragens que propõe diálogos entre música, cinema e literatura. Em 2021 iniciou o projeto L. E. I. S., laboratório de experimentação e improvisação sonora. Atualmente vive e trabalha em Belo Horizonte.

Fabio Janhan
Doutor e Mestre em Música - Sonologia (Escola de Música UFMG), MA em Música e Tecnologia (York – Inglaterra), graduado em Composição e em Licenciatura em música (UFMG) e Técnico em Eletrônica (CEFET-MG). Atua há 18 anos nas etapas de gravação, edição, mixagem e masterização de áudio, com vasta experiência em sonorização e mixagem. Possui publicações em anais da ANPPOM, AES Brasil e UK, Sysmus e Nas Nuves, e nas revistas Sonora, Opus e Permusi. Atualmente é professor na UFRN, engenheiro de som na empresa Hi-Fi Audio Solutions e técnico de laboratório de audiovisual na Escola de Música da UFMG.

Luiz Pretti
Luiz Pretti é diretor e montador, além de outras funções. Sócio da produtora mineira Errante. Integrou o coletivo Alumbramento, onde dirigiu coletivamente filmes como “Estrada para Ythaca”, “Os Monstros”, “No Lugar Errado”, “Com os Punhos Cerrados” e “O Último Trago”. Todos em salas de cinema brasileiras. No momento está lançando o curta-metragem, Corre de Marmita; Longa-metragem, “Enquanto Estamos Aqui” (co-direção Clarissa Campolina); o filme-partitura Anestesia (co-direção Marco Scarassatti) e está envolvido em projetos interdisciplinares, principalmente trabalhos ligados à relação entre cinema e música. Toca piano em duo com o saxofonista Francisco Cesar.

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Gloria Damijan | improfe.stream
mar.
28

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GLORIA DAMIJAN

Piano/Toy Piano/Berimbau

Studied piano and music pedagogy at Music University Vienna.

There first contact with contemporary music and free improvisation.

Workshops with with Manon-Lìu Winter, Burkhard Stangl, Franz Hautzinger and Ian Pace.

Cooperations with Stefan Fraunberger, Vinzenz Schwab, Klaus Filip, Arnold 'Noid' Haberl,

Christine Schörkhuber, Ye Hui, Paulo Hartmann, visual artist Anna Pasztor and many more.

Working together with composers Tamara Friebel, Margareta Ferek-Petric, Veronika

Mayer,Matthias Kranebitter, Marco Scarassatti, Sarah Weaver

Concerts in Vienna, Graz, Innsbruck, Berlin, Barcelona, Lisboa, Porto, Oslo, Hamburg, São

Paulo, Belo Horizonte ...

Part of the Viennese Improvisers-Network snim (snim.klingt.org)

Part of the Art and Technology network NowNet Arts Hub (https://nownetarts.org/)

Recordings published with

-ctrl (CD '25.11'; ctrl.klingt.org),
- lsd (CD 'tripping', LP 'Dehypnotisarion'; lsd.klingt.org)

-ÖNCZskequist (CD 'ÖNCZskequist)

-Rumor (CD 'Rumor')

-Eschata (EP 'Eschata @ smallforms-sessions')

Current projects:

-Duo Eschata
( http://soundhome.mur.at/GDGAtracks.pdf
http://soundhome.mur.at/GDGA_EschataE.pdf)

-CallOurShifts
https://callourshifts.wordpress.com

-DILATE ENSEMBLE
www.dilateensemble.com
www.gloriadamijan.com

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Mata Bio: Scarassatti & Tragtenberg | improfe.stream
mar.
14

Mata Bio: Scarassatti & Tragtenberg | improfe.stream

MATA BIO: SCARASSATTI & TRAGTENBERG
Performance final com estudantes da Academia de Música de Basel

Livio Tragtenberg é compositor, escritor, produtor musical e diretor de espetáculos multimídia. Recebeu bolsas de composição de VITAE e Guggenheim Foundation. Compõe para cinema, vídeo, teatro, dança e cria instalações sonoras..Tem vários livros editados. Em 2021, participou o Festival CULTURESCAPES com novas criações na Suíça.

Marco Scarassatti é compositor, improvisador, artista sonoro e professor da Faculdade de Educação da UFMG. Participou do Festival CULTURESCAPES como artista comissionado. Atualmente é coordenador do curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas, o FIEI/UFMG.


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John King | improfe.stream
mar.
7

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JOHN KING

Composer, guitarist and violist, has received commissions from the Kronos Quartet; Ethel; the Albany Symphony/“Dogs of Desire”, Bang On A Can All-Stars; Mannheim Ballet; New York City Ballet/Diamond Project, Stuttgart Ballet, Ballets de Monte Carlo; as well as the Merce Cunningham Dance Co. His string quartets have also been performed by the Eclipse Quartet (LA) and the Mondriaan Quartet (Amsterdam), in addition to the Secret Quartet which has premiered many of his compositions at The Stone (June 2007, May 2015), The Kitchen (April 2009), Lincoln Center Festival (July 2011); and Roulette (Oct. 2014).

He has written 7 operas: ping and WHAT IS THE WORD, with texts by Samuel Beckett, premiered at the Experiments in Opera Festival, spring 2014 and the Avant Music Festival, February 2016; impropera, which used randomly selected text msg’s from the singers’ cell phones; SapphOpera, a chamber opera with text-fragments by Sappho translated by Anne Carson; herzstück/heartpiece, based on the text of Heiner Müller, premiered at the 1999 Warsaw Autumn Festival and presented at the Kitchen NYC in 2000 (a double-opera, co-written with Krzysztof Knittel); la belle captive based on texts by Alain Robbe-Grillet, premiered at Teatro Colon/CETC in Buenos Aires in 2003, and toured to London’s ICA (Fronteras Festival) in 2004 and The Kitchen in 2005; and also his most recent opera, Dice Thrown, based on the Stéphane Mallarmé poem, an excerpt of which was performed by New York City Opera as part of its VOX series in May 2008. The complete staged version was presented at CalArts April 23-24, 2010. And in May of 2015, Piano Vectors, for 6 grand pianos in a large space was premiered at the beautiful 40,000 sq. ft Knockdown Centerspace in Queens, NY. 

He has written songs and incidental music for five plays (The Tempest, Faust, The Trial, Steppenwolf and Wings of Desire) at the Ludwigburg TheaterSommer directed by Peter Kratz. He has been commissioned numerous times by the Brooklyn Youth Chorus, and collaborated with them on their “Black Mountain Songs” project, which premiered at the Brooklyn Academy of Music on Nov. 20, 2014 and went on to tour in Europe.

He has 3 recent CD releases of music for string quartet; 10 Mysteries and AllSteel (Tzadik); and Ethel (Cantaloupe). He was Music Curator at The Kitchen from 1999-2003 and from 2002-2011 was a co-director of the Music Committee at MCDC. He received the 2014 Award for Sound/Music from the Foundation for Contemporary Arts, and is also the recipient of the 2009 Alpert Award in the Arts for Music. He has been a Rockefeller Foundation/Bellagio Center Fellow in March 2016, as well as in residence at the Emily Harvey Foundation in Venice, Italy in July 2015.

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Bill Thompson | improfe.stream
fev.
28

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BILL THOMPSON

Bill Thompson is a sound artist and composer. He performs as a soloist and with a number of groups including The Seen, zerospace, Airfield with choreographer Ian Spink, duos with Phil Maguire, Phil Durrant and Richard Sanderson, and in the past with Keith Rowe, Faust, EXAUDI and others. Although originally trained as a guitarist, Thompson has worked with live electronics for the better part of 15 years. Since 2016/17, however, he has returned to guitar using one built by Moog combined with electronics and miscellaneous table top devices, found objects, flashing lights, and the occasional vibrator. He has earned numerous awards and commissions including the PRS for New Music ATOM award, the GAVAA visual arts award, a PRS for New Music Three Festival commission, the 2010 Aberdeen Visual Arts Award, and was nominated for the Paul Hamlyn Award in 2012.

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fev.
21

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FRANCESCA NAIBO

Francesca Naibo, guitarist from Vittorio Veneto (Italy) based in Milan, moves fluently across all the different conjugations of the guitar, from the classic, the electric, to the fretless and the pedal steel. Involved in the research for solo performance, she is focused on exploring sound in the divergent yet sonically similar fields of free improvisation, contemporary music and classical repertoire. She’s particularly interested in using both the acoustic and the electric nature of her instrument, adventuring from roaring drones till microscopic vibrations.

She studied in Venice, Milan, Bern and Basel graduating in classical guitar and free improvisation, and built collaborations with many European musicians, especially over Central and Northern Europe. She worked with important composers like Helmut Lachenmann and George Lewis and she realized the transcription of the “Exercises in Futility” by and in collaboration with Marc Ribot.
In 2020 her first solo album “Namatoulee” was released by Aut Records and it received enthusiastic reviews.
Besides her artistic activity, Francesca is a passionate teacher at the middle school in Milan.

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Adam Hulbert | improfe.streamn
dez.
3

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ADAM HULBERT

Adam Hulbert é um sintetista e gravador de campo baseado em Bondi, NSW. Ele fundou o Sydney Humanoid Electronic Music Ensemble (S.C.H.E.M.E), cujo trabalho inicial incluiu uma colaboração inovadora entre oito sintetistas modulares e o conjunto Suwitra Jaya Gamelan. Ele se apresenta com o Ethernet Ensemble, bem como com o equipamento modular dub techno 80T. Sua tendência para a experimentação o levou a uma série de instalações de arte pública, performances de improvisação livre e programas de rádio de longa duração.

EN

Adam Hulbert is a synthesist and field recordist based in Bondi, NSW. He founded the Sydney Humanoid Electronic Music Ensemble (S.C.H.E.M.E), whose early work included a ground-breaking collaboration between eight modular synthesists and the Suwitra Jaya Gamelan ensemble. He performs with the Ethernet Ensemble as well as modular dub techno outfit 80T. His penchant for experimentation has led to a range of public art installations, free improvisation performances and long-form radio programs.

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nov.
19

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YURI LANDMAN

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Yuri Landman (1973) é músico e inventor de instrumentos musicais. Baseado nas técnicas de guitarra preparada, construiu seu primeiro instrumento em 2001 para resolver a imprecisão de preparações instantâneas. Yuri construiu instrumentos experimentais para artistas como Sonic Youth, dEUS, Melt-Banana, Rhys Chatham, Ex-Easter Island Head, Half Japanese, Kaki King dentre outros. 

Além de tocar e construir instrumentos, tem como principal co-atividade dar cursos e palestras sobre construção de instrumentos e desde 2009 já foram mais de 200 oficinas sobre como construir na Europa e nos Estados Unidos da America em festivais de música, academias de música e de arte, espaços para apresentações musicais e de arte.  Em 2012 Yuri Landman e Bart Hopkin publicaram Nice Noise, um livro sobre preparação para cordas e técnicas para guitarra preparada. No mesmo ano, iniciou sua banda Bismuth with Arnold van de Velde além de fazer performances solo. Em 2017 foi convidado pelo sound art org iii para desenvolver a instalação de arte sonora motorizada Helicopters.

 

Institutos como MIM (Phoenix), Muziekgebouw aan ’t IJ, WORM, Extrapool, Radiona, Matrix, Sonoscopia têm seus instrumentos como parte de seu acervo. Artigos sobre seu trabalho já foram publicados em Pitchfork, The Guardian, CNN, Libération, El País, Frankfurter Algemeine e tantos outros.


http://www.hypercustom.nl/bio.htm?fbclid=IwAR0fzGWAURB8a54zFe7yGJwxZ01LmN8bzsCgQEL38UKFIoSXua5iU-utrKY

EN

Yuri Landman (1973) is a musician and an inventor of musical instruments. Based on prepared guitar techniques, he built his first instrument in 2001 to solve the inaccuracy of instant preparations. He has build experimental for acts such as Sonic Youth, dEUS, Melt-Banana, Rhys Chatham, Ex-Easter Island Head, Half Japanese, Kaki King and others. 

Besides performing and inventing instruments, his main co-activity is giving instrument building courses and lectures. Since 2009 he has given over 200 DIY-instrument building workshops in Europe and the US at music festivals, music academies, art academies, concert venues and art spaces. In 2012 Yuri Landman and Bart Hopkin published Nice Noise, a book about string preparations and extended techniques for guitar. In the same year he started his band Bismuth with Arnold van de Velde as well as doing solo performances. In 2017 he was commissioned by the sound art org iii to develop the motorized sound art installation Helicopters.

Institutes such as MIM (Phoenix), Muziekgebouw aan ’t IJ, WORM, Extrapool, Radiona, Matrix, Sonoscopia own collections of his instruments. Articles about his work have appeared in Pitchfork, The Guardian, CNN, Libération, El País, Frankfurter Algemeine, and many others.

http://www.hypercustom.nl/

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José Manuel Berenguer | improfe.stream
nov.
12

José Manuel Berenguer | improfe.stream

JOSÉ MANUEL BERENGUER

Artificial Improvisation
Josep Manuel Berenguer
University of Barcelona
jmberenguer@sonoscop.net 
https://sonoscop.net/jmb/

Many of my works arise from questions I ask myself about the nature of intelligence and life. They run through my work, in fact. From my position as an artist, however, I avoid acting like a scientist even though I try to keep abreast of the studies that researchers carry out in this and other fields that, for a variety of reasons, interest or even fascinate me. 


Life and intelligence are related in a domain that also fascinates me a lot: that of the confluence between perception and cognition. In particular, I am thinking now of the structural impossibility for us living beings to get an exact image of the world around us. We cannot get to its essence, first of all, because we are not what surrounds us and it is impossible for us to experience thant. In reality, an image of something, a thing, an animal, is not the source from which it comes. The image of the thing is not the thing. Here we would enter into profound questions of phenomenology in which I do not intend to delve right now, although I must point out that in my basic artistic discipline, sound, the distinction between the thing that produces the sound, the sound and the experience that we, the entities endowed with cognitive capacities, have of it, has historically been aesthetically very relevant. Along with this ontological particularity, it happens that our perceptual and cognitive instruments, perhaps we could call them analytical, have serious limitations. So we elaborate theories that often come close enough to things, but never close enough to feel fully satisfied.

"Ceci n'est pas une pipe" is the well-known phrase that can be read under the pipe in René Magritte's painting La trahison des images, in which he refers to the fact that the image of the thing represented in the painting is not the thing itself. Up to this point, we can all agree. It might seem to be a witticism of the artist, but Michel Foucault talks at length about the profound implications of all this in the text that he precisely titles with the phrase that the painter wrote under his representation of the pipe. The very existence of the philosopher's text makes it clear that, in addition to the image of the painting with its pipe and its accompanying phrase and the pipe itself, there is a third element: the mental image that we make of the pipe itself, the image of the pipe and the text represented in the painting. From this approach emerges a new agent, feedback, which we find in all phenomena that we consider living or intelligent. Feedback can lead us to a saturation characteristic of all recursive phenomena that do not present an exit condition, by the way. It is clear that between these three elements there is a distance. They are not the same. When instead of a pipe, our objective is intelligence or life, things take place in a similar way. The mental representation of life and intelligence do not coincide with themselves or with the images we can construct of them.

We attribute some characteristics to life and intelligence. Astrobiologists agree that in the extraterrestrial explorations that will surely take place later, we may very well encounter a form of life that we do not know how to recognize as such. This idea has always fascinated me because it points to the relationship between our expectations about what we should find and what really exists in a certain context and can be found in it. Something that conditions and limits our abilities to identify. In the same way, with regard to intelligence, it is worth wondering if whenever we find ourselves in front of it, we will be able to identify it. This is how I fable, I dream, I imagine, although it may not be true, that my works are sometimes alive, and other times they are capable of recognizing, even, of interpreting the meaning of parts of the world. What is certain is that many react to some aspects of the world.

Reflecting on this work that I present today, I realize that I start from an idea that I had already used before and I had not become aware of the fact until I had to put my ideas in order to explain them. It is about coupled oscillation. It is well known that the song and light emissions of some animals, and also their neurons, are synchronized and in pathological situations in which there is no output of the feedback processes, they tend to hypersynchronization states, as is the case of epilepsy. Fortunately, the singing of frogs and the flickering of fireflies, which, without the presence of noisy external agents from the environment would tend to stabilization. I already worked the coupled oscillators in Luci / No name and no memory. There, each of the 64 electronic elements is attentive to the flashes made by electronic elements of a similar nature in its vicinity. 

http://www.sonoscop.net/jmb/masluci/luciarco.html

https://www.sonoscop.net/jmb/lucy/index.html

In this way, in the structure of the 64 fireflies there appear zones where the flickers are stabilized for a time and which, due to the topology of the network, end up destabilizing to stabilize in other zones or perhaps in the vicinity. The overall result is emergences of flickers with no clear pattern, but which would never occur randomly according to a uniform distribution or even more skewed. 

Make it stand out

Whatever it is, the way you tell your story online can make all the difference.

Artificial Improvisation performs the same type of process. The 16 computational agents involved are listening to what the other 16 are doing to try to do things similar to them with a high degree of probability. In this way, I get a sound and visual flow that is always changing and never the same as itself. It can be considered a generative or if you wish algorithmic process.  

What do they hear ?

Well, a series of parameters

Artificial improvisation is an application based on 16 agents that take information from a database feed from a previous musical improvisation made by me in my studio. As it could be running for unlimited time, it could be considered as an Installation. It could be considered as an IPSpace installation when emited to the IP space from a remote computer, a site installation, when hen running in an architectural space, or both. The general idea is to try to emulate the behavior of musicians during an improvisation, where  they use to follow what other are doing or decide completely change the discourse trying to modify the future the whole musical object. Each agent behaves as follows : 

1. If no other agent has made a choice of a zone of the database  to run, then it randomly chooses a launch zone and runs it for a certain amount of time chosen between certain limits.


2. If other agents have already chosen their area of ​​the database to perform, then, with a high probability, it chooses a performance area whose musical descriptors are similar to the already working agents, or makes a choice at complete random according to a probability complementary to the previous one, which, if the first is high, it must be low. In both cases, the chosen zone is executed during a given time between certain limits.

3. Regardless of the sound fragment chosen for the performance, it chooses from a range of computational processing possibilities, such as, for example, transposition of its spectrum to multiple zones different from the original ones, granulation or spatialization by means of convolution reverberation.

4. At the end of the execution of the chosen zone, goes back to point 1.

A visual database was created by associating the images with the improvisation sections, so that each sound section corresponds to one and only one section of the image sequence.

In the same way that sound sections are precessed during the performance, the visual sections are also processed by means of very basic logical operations that are carried out between the currently chosen section and the one that was most recently chosen.

This application was programmed in Max 8.1.11 and it was finished on May 30, 2021.

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May HD + Junix 11 | improfe.stream
nov.
5

May HD + Junix 11 | improfe.stream

MAY HD + JUNIX 11

Dois solos uma escuta


“Se o olho do furacão pudesse piscar, se o breu conseguisse iluminar, então, talvez você conseguiria imaginar o som de May e Junix.” Arto Lindsay

May HD e Junix 11 unem, eventualmente, seus trabalhos e pesquisas. Juntos participaram de festivais a exemplo do Ciclo de Música Contemporânea - Festival CMC

2018 no Teatro do Goethe-Institut/ Salvador que contou com participação de artistas como Arto Lindsay (EUA), Julien Dresprez (FR), Cara Stacey (Africa do Sul) e Luca Forcucci (Itália). Sua discografia inclui: o álbum TANGENTE (Julho 2019) em parceria com os selos digitais SÊ-LO! Netlabel e Propósito Records e os EPs "Aves, impelidas à deriva, buscam pouso"(Setembro 2019) e "Flecha do Tempo" (Dezembro 2019), todos disponibilizados nas principais plataformas de streaming. https://hd11soundart.blogspot.com/

Andrea May é artista visual e sonora, curadora independente e doutoranda em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é professora substituta no curso de Artes Visuais do Centro de Artes, Humanidades e Letras/ Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). https://linktr.ee/mayhd

Junix 11 é guitarrista, multi-instrumentista e produtor musical que explora afinações, texturas, manipulação de eletrônicos na criação de obras sonoras, livre improvisação e reconstrução de temas autorais. http://www.junix11.com/

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