André Gurgel
André Gurgel é um compositor e improvisador brasiliense que desde os anos 90 atua em diversos projetos musicais. Dentre eles se destaca o grupo instrumental Protofonia, onde atualmente Gurgel toca baixo, teclados e violão. Considerada uma das principais bandas experimentais de Brasília, já lançaram três discos sendo dois em vinil, além de algumas trilhas sonoras para cinema e teatro.
Em 2020 com o surgimento da pandemia, o Protofonia teve que dar uma parada nas atividades. Para não enlouquecer mais ainda, Gurgel deu início a uma série de improvisações livres gravada em sua casa chamada Improvisão. Essa série o motivou a gravar o que seria seu primeiro disco solo, Um Pássaro Velho e Meditativo. Também gravado em casa, o disco foi lançado virtualmente sob o selo Torto Discos. Em 2021 lançou pelo selo The Church of Noisy Goat, seu segundo disco, Sob o Silêncio da Existência, uma profunda imersão na mente de quem "escuta". Depois foi a vez de Nas Imediações do Não-Ser os Semáforos Estão Sempre no Azul, solo de baixo, lançado pelo selo Música de Ruído. E em seguida lançou Escola de Mistérios, violão solo.
Atualmente continua compondo e gravando, sozinho e com o Protofonia, sempre na linha da improvisação livre, da música instrumental, experimental, e também no rock progressivo com o projeto Grande Unidade.
Improvisação livre captada por celular dentro de um quarto sobre a manipulação de áudios pré gravados de baleia, teclados e baixo elétrico.
André Gurgel - Canto de baleias, teclados, baixo elétrico, percussão, ukulele, violão e voz.
Anna Novais - Violão, ukulele, percussão, texto e voz.
Vídeo e edição de vídeo - Anna Novais.