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Olhares do Som

Tuzé de Abreu

Tuzé é um musico, compositor e arranjdor de longa história sonora percorrendo os caminhos mais diversos, do erudito, da canção popular, à caossonância smetakiana. Presente e atuando com os principais expoentes da música brasileira nos últimos 50 anos, das mais diversas gerações. Discretamente, mas, muito presente. Uma carreira incomum como autor intéprete e compositor. Parcerias com Caetano Veloso, Tom Zé, Gereba, Antônio Risério, Gil Camará. Músicas gravadas por Gal, Elza Soares, Tom Zé, Amelinha, Caetano, Jussara Silveira, Gereba, Marcia Castro.

1. Formação acadêmica.

1.1 Diplomado em medicina pela Escola Bahiana de Medicina , em 1973

1.2 Diplomado em instrumento (flauta ) pela Escola de Música da Universidade Federal

da Bahia , em 1985.

1.3 Mestre em composição musical pela UFBA , em 2012

2. Atividades profissionais atuais.

2.1 Músico concursado da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia , desde

1981.

2.2 Membro da comissão de Pré-Seleção do Fundo de Cultura do Estado da Bahia.

2.3Médico Clínico do Centro Social de Saúde Esmeralda da Natividade.

3. Atividades relevantes anteriores

- Como instrumentista, cantor e diretor musical. Orquestra Avanço (anos 60);

- Grupo Walter Smetak (anos de 60 a 80 , com gravação nos discos, inclusive cantando);

- Grupo do Teatro Vila Velha (anos 60 e 70);

- Banda do Companheiro Mágico (anos 70 , com viagem ao Rio de Janeiro);

- Banda de Caetano Veloso (anos 70);

- Doces Bárbaros (1976);

- Banda de Gal Costa (1977);

- Grupo de Riachão (dos nos 70 aos anos 00, com muitos hiatos);

- Banda de Maria Bethania ( temporada da inauguração do teatro homônimo);

- Grupo de Tom-Zé (anos 70);

- Orquestra de Carlos Lacerda (anos 70);

- Grupo de Rosinha de Valença (anos 70, Rio de Janeiro);

- Participação no disco “Araçá Azul “ de Caetano Veloso” (1972);

- Participação no disco “Drama” de Maria Bethania (1972);

- Participação nos discos “Joia” e Qualquer Coisa” de Caetano Veloso (1975) ;

- Participação no disco” Pássaro Proibido” de Maria Bethania (1976);

- Participação numa gravação de Gilberto Gil da canção “Esses Moços” de Lupicínio

Rodrigues (anos 70);

- Gravação de Gal Costa da canção “Passarinho”, no disco Índia (1973);

- Participação no disco ”Caras e Bocas” de Gal Costa (1977);

- Participação no disco “Cara e Coração” de Moraes Moreira , como flautista e arranjador

de uma faixa (1977);

- Os Ingênuos (grupo de choro , viagem à Argentina em 1980);

- Trio elétrico Brilhaê (1981 e 1982 -também direção musical);

- Grupo para o carnaval em Portugal(anos 80, também direção musical);

- Trio Elétrico Panela (1983 1984- também direção musical);

- Orquestra Vivaldo Conceição (anos 80);

- Grupo Quarto Crescente ( cerca de 20 viagens pela Europa e Estados Unidos -anos 80 e

90);

- Gravação da composição “Vivendo em Paz” , por Caetano Veloso do disco “Velô”

(1984);

- Grupo de carnaval para o Canadá (1985 , também direção musical)

- Voz e violão no Rio de Janeiro, Nova Iorque e Washington eventos da Bahiatursa (anos

80);

- Grupo Viva Bahia ( algumas viagens à Europa nos anos 80 e 90);

- Grupo de Batatinha( Itália 1983, também direção musical);

- Banda Sinfônica da UFBA (anos 80);

- Oficina de Frevos e Dobrados (anos 80);

- Orquestra de Fred Dantas (anos 90);

- Direção musical da peça teatral “O Rei do Trono de Barro”, direção de Volker Quandt.

Teatro Gregório de Mattos (1993);

- Balé Brasileiro da Bahia , duas viagens à Europa (anos 90,também direção musical)

- Apresentação com grupo na Ópera de Estocolmo(Suécia), no cinquentenário da rainha

Sílvia (também direção musica - anos 90);

- Orquestra Sinfônica da Bahia (algumas participações como saxofonista (anos 80 e 90);

- Grupo Forró Brabo (viagem a Portugal no ano 2000);

- Gravação do CD Tuzé de Abreu (2001);

- Apresentação do show Tuzé de Abreu várias vezes em Salvador , uma em São Paulo, e

versões simplificadas em Natal , Rio Grande do Norte e Berlim Alemanha (anos 2000);

- Apresentação de shows com instrumentos de Smetak em Salvador , São Paulo e Berlim,

nos anos 2000);

- Apresentação com Lula Gazineo , violão e flauta ( em Salvador e vários municípios

baianos, no Rio de Janeiro, em Buenos Aires - Argentina, em Montevidéu - Uruguai e em

Frankfurt - Alemanha (anos 90 e 00);

5 - Participação em comissões julgadoras

(foram dezenas , vou colocar as mais relevantes)

1 Por três anos foi coordenador do projeto Canta Nordeste da Rede Globo, sendo

2 o presidente do juri.

3 Membro da comissão de seleção de projetos musicais do Itaú Cultural (2008,

em SP)

4 Por duas ou três vezes ,membro do juri do festival da rádio Educadora.

Por duas ou três vezes , membro do juri do festival de música popular da

UFBA.

Membro do juri do festival de música popular de Feira de Santana

Membro (por três anos) da comissão de seleção de projetos de música do

Fazcultura

Comissão julgadora do Troféu Caymmi Ano 2

Participação na curadoria do Natura Musical

Presidente da Comissão Julgadora do XII Festival de Filarmônicas do

Recôncavo

6 – Atividades de extensão e eventos

Foi presidente da Associação dos Amigos de Smetak por 10 anos.

Foi membro do Conselho Estadual de Cultura por três anos.

Participação como convidado das excursões de João Gilberto ao Japão (em 2004

via Nova

Iorque e em 2006 via Frankfurt).

Palestras sobre Walter Smetak no Mercado Cultural e na Escola de Música

(Salvador)

no Itaú Cultural (São Paulo) e no teatro Sandoval Wanderley ,em Natal (Rio

Grande do

Norte)

Palestra para alunos do Bacharelado Interdisciplinar de Arte e para os alunos do

projeto

Tim Musical (anos 00)

Coordenação do show em comemoração aos 20 anos da TV Bahia, com Ivete

Sangalo ,

Daniela Mercury e Margareth Menezes. Dez anos atrás , coordenação do show

dos

10 anos da TV Bahia , com Carlinhos Brown, Bel Marques e outros , sempre no

Teatro Castro Alves (anos 90 e 00)

Perito médico- legista , concursado, lotado no Instituto Médico-Legal Nina

Rodrigues

de 1978 a 1998.

7 - Cursos efetuados

Inglês , iniciado com professora particular e em seguida no EBEC (anos 60)

Francês , iniciado com professora particular e em seguida na Casa da França

(anos 60)

Curso de especialização em Medicina Legal na Academia de Polícia Civil (anos

70)

I Festival Latino – Americano de Arte e Cultura. Oficina de música (1987)

8 – Menções recebidas

1

2 Primeiro prêmio em trilha sonora no filme longa metragem “A Lenda de

Ubirajara”

3 de André Luís Oliveira , no extinto festival de Lage , Santa Catarina (anos 70).

4 Primeiro prêmio em trilha sonora no filme longa metragem “ Eu Me Lembro”

5 de Edgard Navarro, no festival de Goiânia (Goiás) (anos 00).

6 Segundo prêmio no primeiro festival de música popular de Salvador , com a

canção

7 “Alodê” , de parceria com Moacyr de Albuquerque. (anos 60).

9 – Publicações

Parceria com Antonio Risério em parte do livro: “Caymmi: Uma Utopia de

Lugar”

Editora Perspectiva , 1993.

Artigo sobre Dorival Caymmi , na revista do Conselho Estadual de Cultura ,

no 32

1 2006

2 Série de artigos /crônicas no jornal A Tarde , na coluna Opinião, geralmente

abordando

assuntos ligados à música e artes cênicas . Há um especial sobre a

apresentação

de João Gilberto no TCA em 2008.

Entrevista com Riachão , no número especial dedicado à música , na Revista

da

Fundação Cultural do estado da Bahia.

10 – Obras apresentadas em público

(não lembro todas, aí estão algumas)

Canções da peça Ali Babá , direção de Manoel Lopes Pontes no tetro Vila Velha

(anos 60)

Tema do bloco carnavalescos , Barão Beleza ( por três anos , anos 60 e 70)

Tema do bloco Bambarra (anos 60)

Gravação de “ Frevo” , feito em parceria com Tom-Zé. (anos 60)

Trilha do espetáculo de dança “Os Sertões” de Lia Robatto , feita e executada de

parceria

com Tom ́Zé , no TCA (anos 60 ou 70)

Trilha da peça “ A Boa Alma de Set Suan” , feita de parceria com Moacyr de

Albuquerque

direção de Jorge Salomão , apresentada no TCA (anos 60 ou 70)

Gravação e apresentação em público da canção “Passarinho”, por Gal

Costa.(anos 70)

Apresentação em shows da canção “Contraduzindo” por Caetano Veloso (anos

70)

Apresentação da canção “Gaiola Invisível” , em show de Caetano Veloso ,no Rio

de

Janeiro (anos 70)

Várias gravações e apresentações em público das canções “ Rancheira”,” Você e

Tu”,

e outras parcerias com Gereba , no Brasil e no exterior , a partir dos anos 70.

Gravação de uma letra colocada no chorinho “Vou Vivendo” de Pixinguinha e

Benedito Lacerda , pela cantora Glória Rios.

Trilha do espetáculo de dança “Viagem de Coração”, do grupo Girassol (anos 90)

Trilha do espetáculo de dança “Choque Eletrônico” , coreografia de Lia Robatto,

feita em parceria com Zeca Freitas , Sérgio Souto , Wellington Gomes e outros.

Trilha da peça teatral “ Em Busca do Sonho Perdido” de Deolindo Checcucci

(anos 00)

Trilha sonora do espetáculo “Suburra” , que inaugurou o teatro XVIII

Direção musical do espetáculo Assis Valente , direção geral de Fernando

Guerreiro,

na Sala do Coro (anos 90)

Show Tuzé de Abreu , autoral, apresentado no teatro do ACBEU (duas vezes) ,

no teatro

Jorge Amado , no tetro do Sesi e no teatro Crowne Plaza (São Paulo). (anos 00)

. Gravação de “Ondas” , de parceria com Aldo Brizzi, pela cantora portuguesa

Teresa Salgueiro (anos 00)

Gravação e apresentação em público da canção “Orientação” por Jussara Silveira.

Gravação do samba “ Coisa do Destino” , de parceria com Moacyr de

Albuquerque , por

Caetano Veloso (anos 70)

Gravações do samba “Barão Beleza” por Caetano Veloso e Elza Soares (anos 70)

Gravação e apresentação em público de “Pecadinho” (de parceria com Tom-Zé)

e

“Céu Azul” , por Márcia Castro (anos 00)

Gravação da canção “Eu Me Lembro” , com letra de Caetano Veloso, no filme

homônimo de Edgard Navarro. Tema musical do filme. (anos 00)

Gravação da canção “Vivendo em Paz” por Caetano Veloso (anos 90)

Trilha do documentário “Suite Bahia”, de parceria com Gereba(anos 00)

Apresentação da peça para piano “Aibão”, num dos festivais internacionais de

música

da UFBA , tocada por Maria da Graça Ferreira (anos 80)

Apresentação pela orquestra sinfônica da UFBA de “Triangulo Amoroso”

(gravada

por Gal Costa), com arranjo e regência de Pino Onnis (anos 00)

Gravações da composição instrumental “Ilhota” , no CD do festival da rádio

Educadora

anos (00)

Composição de três peças para o mestrado: Onde Olho , Trilhas e Única Testemunha.

Composição das trilhas dos filmes Cuica de Santo Amaro, O Homem Que Não Dormia e

Prá Lá do Mundo ( as duas últimas de parceria com André T).

Composição e apresentação da peça experimental Coletivo Lua, homenagem a Luiz

Gonzaga.

Em janeiro de 2013 foi lançado o Site www.tuzedeabreu.com

Atuou como comentarista musical no carnaval de 2013 , na TV Educativa

Participou como músico , ao lado de Arnaldo Antunes, Walter Silveira e Tato Taborda,

de um evento de poesia e música experimental , na Caixa Cultural do Rio de Janeiro.

Ainda em setembro de 2013 , fez parte da comissão que selecionou , analisando

partituras, três composições , para serem tocadas pela orquestra Sinfônica da Bahia num

concerto dedicado a Walter Smetak . Para este concerto escreveu ainda os comentários

sobre as peças , a serem publicados no programa.

Apresentou , em setembro de 2013, um espetáculo/palestra , no Porto dos Livros, em

Salvador.

Apresentou em 29 de dezembro de 2013, um espetáculo com suas composições, com a

participação de Greice Carvalho e Mateus Dantas , no evento “Rua dos Inventos”, no

município de Rio de Contas, na Bahia.

Greice Carvalho

Greice Maria Mascarenhas de Carvalho (Greice Carvalho) nasceu em Salvador Bahia no dia 14 /01/1957. Foi criada entre as fazendas de cacau e as praias do extremo sul baiano. Graduou-se em dançarina e professora de dança pela Universidade Federal da Bahia, fez parte de vários grupos e espetáculos de dança. Mais tarde dedicou-se à música como cantora e compositora, tendo atuado como back-vocal no trio elétrico de Gerônimo, no carnaval de Salvador e em várias gravações e shows. Como cantora, participou de excurssões pela França, Bélgica, Canadá, Nigéria, Itália, Dinamarca e Suécia. Foi convidada por Caetano Veloso para gravar uma composição dele sobre versos de Camões, para o espetáculo de dança ONKOTÔ, do grupo Corpo. Participou como cantora e compositora do CD Tuzé de Abreu. Sua inquietação artística levou-a a escrever um monólogo sobre uma lavradora do extremo sul baiano. Desde 1999 vem dedicando-se às artes plásticas, tendo feito quatro exposições no Mestiço, a última em 2008, em São Paulo, capital, todas individuais. Na mesma cidade, exposição também individual na Bendita Hora, e realização de peças para uma instalação num evento elaborado pelos irmãos Campana. Expôs também em Curitiba, através da Secretaria de Cultura do Paraná, numa coletiva. Em Salvador, Bahia, sua obra foi exposta por um mês no programa Soterópolis da TV Educativa. Performance (dança com execução simultânea de uma escultura , ao vivo, na exposição Intervenção Domética ,de Mônica Simões , no atelier Presciliano Silva , em Salvador Bahia.

Heitor Dantas

Compositor, artista sonoro e produtor musical. Sua pesquisa se baseia na criação de estruturas para improvisação e na criação de instrumentos elétricos.

Vindo da cena rock de 90´s e 00´s; em Salvador, e passando pelo curso de Composição da UFBA, atua há mais de 20 anos na parte técnica e criativa da música, trabalhando na WR, Base, EmTranse, Attitude, Teatro Vila Velha e no estúdio da UNIFACS.

Tocando com Tuzé de Abreu ganhou a categoria Melhor Show do Prêmio Caymmi 2015. Foi selecionado na Mostra Sesc de Música Salvador 2013 e foi finalista do Prêmio Deezer/ABMI de Novos Talentos e teve peças de soundart tocadas nos EUA e Canadá.

Dirige e opera, desde 2014 o Menasnota Criação, onde atua como produtor/arranjador, e faz foley, trilha e mixagem para filmes.

Faz música, operação e montagem para teatro e dança e já se apresentou em festivais e cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, João Pessoa e Curitiba.

Desenvolve parcerias com Nancy Viégas, Negro Leo, Manu Maltez, entre outros.

Giulia Chaves

Nascida na capital baiana, a cantora e compositora Giulia Chaves despertou interesse espontâneo para a música ao entrar em contato com a obra de João Gilberto. Ingressou aos 14 anos no curso de canto livre da UFBA e passou a se apresentar em bares de Salvador. Em 2014 integrou o grupo O Kontra, liderado por Nei Sacramento. Nos anos de 2015 e 2016 realizou, em parceria com o compositor e multi-instrumentista Yves Tanuri, o projeto Confraria Sonora, jam session de músicas do cancioneiro popular brasileiro, além de canções autorais. Em 2017

iniciou o curso de harmonia no Núcleo Moderno de Música, onde foi aluna do maestro Ubiratan Marques. Em 2018 ingressou no curso de graduação em Composição e Arranjo da Universidade Federal da Bahia. A partir de 2019 passou a se dedicar ao estudo do violão Bossa

Nova com Aderbal Duarte. Em 2020 participou do sexteto de violões microtonais Microcaos, juntamente com Tuzé de Abreu, Vladimir Bonfim, Heitor Dantas, Greice Carvalho e Mateus Dantas. Atualmente se dedica à composição, além de ministrar aulas particulares de música.

Mateus Dantas

Mateus Santana Dantas (Mateus Dantas) é bacharel em Composição e Regência pela UFBA, mestre em Etnomusicologia e doutorando em Etnomusicologia sob orientação da Dra. Angela Lühning. Atua desde 1997 como diretor, produtor, compositor, e intérprete na área de música. A partir de 2003, vem atuando nas áreas de teatro e dança, como diretor musical, compositor e intérprete ao vivo de trilhas sonoras.

Como compositor e intérprete ao vivo, atua em Brecha, contemplado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia com o prêmio de residência artística no exterior 2008/2009, realizado no CEM - Centro de Estudos do Movimento, em Lisboa/Portugal e contemplado pelo edital Quarta que Dança/2010 na categoria Espetáculo; Brucutu, apresentado na Mostra SESC de Artes 08, na Bienal SESC de Dança/2007, e também contemplado pelo edital Quarta que Dança/2008, na categoria Intervenção Urbana, trabalhos de Leonardo França - Grupo Aburussu. Também com estas funções atou em Idéias do Olho, performance de Antrifo Sanchez na Mostra de Dança do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPGAC-UFBA) na Escola de Dança da UFBA em 2005.

Como intérprete, compositor e co-produtor do grupo Camaraberta, de Salvador/BA, grupo que pesquisa a criação e construção de instrumentos musicais não convencionais, dirigido pela Dra. Ângela Lühning, atuou nos espetáculos Outros 11, 12, 13... de Vida e Brincadeiras Sonoras, em 2008. Desde 2008 criou e construiu cerca de 10 instrumentos musicais utilizando técnicas próprias, instrumentos estes que vem sendo utilizados em performances, trilhas sonoras para dança e vídeo.

Participou como compositor e intérprete ao vivo de trilha sonora nos espetáculos teatrais A Serpente (2007), sob direção de Amanda Maia; Plasil (2007), de direção de Iami Rebouças e Luiz Mafuz; O Futuro está nos Ovos (2005), de Carol Vieira; Luz (2005), de Marcelo Souza Brito e Você me Conhece? (2006), Isa Trigo; somando esta às funções de diretor musical e ator em Do Lado de Dentro do Canto da Sereia (2006/7) também de Isa Trigo.

Ainda, na área teatral, atuou como co-diretor geral, co-produtor e ator do trabalho Reconco, Grupo Aburussu, estreado em Recife, 2006. Paralelamente, ministrou oficinas acerca do teatro popular brasileiro. Trabalhou como professor de teoria musical nas Oficinas de Música – Cursos de Extensão da EMUS-UFBA.

De 2003 à 2005, produziu a Mostra do Minuto II, III e IV, na Escola de Música da UFBA. Em outubro de 2008, produziu o Concerto de Música, realizado na Reitoria da UFBA, contando com a Orquestra Sinfônica da UFBA, com a qual estreou A Saga do Homem, espetáculo de sua autoria.

Em 2009, foi courrier na mostra Smetak Imprevisto, realizada na Grande Sala da OCA, no MAM/SP, por ocasião da Mostra MAM 60, de celebração de 60 anos deste Museu de Arte Contemporânea.

Pesquisador do corpo-sonoro na interface música/dança/teatro, atua desde meados de 2008 no trabalho Entrecorpos, concebido e idealizado pelos artistas Sandra Corradini e Mateus Dantas, e premiado pelo edital Ninho Reis/2008 – Circulação de Espetáculos de Dança pelo Estado da Bahia (em execução). Organizou e ministrou oficina de investigação Estratégias de Improvisação em música/dança, promovida através da PROEX/UFBA, e realizada na Escola de Dança da UFBA, em 2008.

Como compositor e intérprete ao vivo, atua em Brecha, contemplado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia com o prêmio de residência artística no exterior 2008/2009, realizado no CEM - Centro de Estudos do Movimento, em Lisboa/Portugal e contemplado pelo edital Quarta que Dança/2010 na categoria Espetáculo além de participar de importantes festivais como Festival Internacional de Artes Cênicas (Salvador 2010), Panorama (Rio, 2010) e Olhares sobre o Corpo (Uberlândia, 2010); Brucutu, apresentado na Mostra SESC de Artes 08, na Bienal SESC de Dança/2007, e também contemplado pelo edital Quarta que Dança/2008, na categoria Intervenção Urbana, trabalhos de Leonardo França - Grupo Aburussu. Também com estas funções atou em Idéias do Olho, performance de Antrifo Sanchez na Mostra de Dança do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPGAC-UFBA) na Escola de Dança da UFBA em 2005.

Em 2011 participou do projeto Desplante, aprovado pelo edital de montagem de espetáculos também pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, espetáculo apresentado no Museu de Arte Moderna da Bahia em fevereiro daquele ano. Também em 2011, participou do evento Luzescrita, ao lado de Tuzé de Abreu interpretou instrumentos de Walter Smetak acompanhando Arnaldo Antunes e Walter Silveira no Museu Solar do Ferrão.

Como mestrando em etnomusicologia, investigou o fenômeno musical Violões de Microtom, desenvolvidos pelo músico naturalizado brasileiro Walter Smetak, resultando no trabalho Walter Smetak e os Violões de Microtom, sob orientação da Dra. Ângela Lünning, tendo a dissertação defendida e aprovada pela banca examinadora em março de 2010. Ainda em 2010 ingressou no curso de doutorado em etnomusicologia naquela mesma instituição, curso em andamento. Autor de vídeo-denúncia sobre a maneira precária que parte da obra de Smetak estava armazenada no Museu de Arte da Bahia.

Compositor da trilha sonora do curta-metragem Carreto (2010), recebeu o prêmio de melhor trilha sonora pelo Festival do Júri Popular 2011, curta-metragem vencedor do prêmio de melhor curta em diversos festivais em 2010 inclusive do festival de cinema de Gramado do referido ano. Compositor da trilha sonora do curta Quem tem medo das Ginas (2012) dirigido por Beth Souza. Atuou no longa metragem Depois da Chuva (2013) sendo premiado com melhor trilha sonora no 46o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

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